• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 11:00:03 -03
    Painel - Andréia Sadi, Vera Magalhães

    Dilma Rousseff irá anunciar investimentos bilionários nas grandes cidades do ABC

    14/08/2013 03h30

    Mão na massa Depois de despejar recursos federais sobre a capital paulista, Dilma Rousseff desembarca em São Bernardo do Campo na próxima segunda-feira para anunciar investimentos bilionários em habitação e mobilidade nas grandes cidades do ABC. Pesquisa Datafolha do fim de semana revelou que a recuperação da popularidade da presidente é mais lenta justamente nos municípios com mais de 500 mil habitantes. Só em São Bernardo, são esperados investimentos de R$ 1,5 bilhão.

    Bem na foto A presidente também convidou cerca de 100 prefeitos de pequenas cidades para o evento. Cada um deles receberá a chave de uma retroescavadeira comprada pelo governo federal.

    RSVP Dilma vai à posse do novo presidente do Paraguai, Horácio Cartes, com seus assessores tendo construído uma saída para a volta do país vizinho ao Mercosul.

    Novo membro A ideia é que o Paraguai retorne em dezembro, quando termina a presidência provisória da Venezuela no bloco. O Paraguai sempre se opôs à entrada dos venezuelanos no Mercosul.

    Climão Foi pesado o encontro de Dilma com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, ontem. Segundo relatos, ele justificou o uso da rede de espionagem dos país, mas a impressão de assessores do Planalto foi de que ele não se esforçou o suficiente.

    O Alquimista 1 Ao falar dos desafios da relação com o Brasil, abalada pelas revelações de monitoramento pela NSA, em almoço fechado com 40 convidados do chanceler Antonio Patriota, Kerry citou "o grande romancista brasileiro Paulo Coelho".

    O Alquimista 2 "Quando menos esperamos, a vida nos apresenta um desafio para testar nossa coragem e vontade de mudar. O desafio não espera. A vida não olha para trás", disse, em inglês, citando um trecho de "O Demônio e a Srta. Prym".

    Surpresa Miriam Belchior (Planejamento) foi elogiada por deputados como a principal integrante do governo na construção de um acordo com a Câmara na questão do orçamento impositivo.

    Aí, não Auxiliares do Planalto dizem que, com o anúncio dos deputados de que topam destinar 30% das emendas para a saúde, o governo manterá a posição de judicializar a questão, brigando por uma parcela de 40% a 50%.

    Divã Em reunião no Palácio do Jaburu com Michel Temer, anteontem, parlamentares como Jader Barbalho (PA) se queixaram da relação com PT em seus Estados. O vice vai procurar Rui Falcão para retomar reuniões sobre cenários eleitorais de 2014.

    Barreira Cartórios de São Paulo têm rejeitado 32% das assinaturas protocoladas para a criação da Rede, segundo o núcleo jurídico do partido. A taxa de rejeição fica acima da média de Estados como o Rio, onde 15% das assinaturas são invalidadas.

    Road trip O PSDB fechou roteiro com 10 cidades paulistas que Aécio Neves (MG) visitará até o fim do ano, para se tornar conhecido no Estado. O giro começa em São José do Rio Preto, no dia 23, e prevê viagens a Campinas, Bauru, Santos e outras cidades.

    Combustível Nas inserções de TV que o PSB paulista exibe a partir de hoje, Eduardo Campos cita os protestos de rua como uma oportunidade para discutir o Brasil.

    Vacina O governo Geraldo Alckmin (PSDB) quer divulgar em propagandas na TV cifras que revelem quanto conseguiu economizar em licitações de trem e metrô. A ideia é mostrar que as gestões tucanas não aceitaram a formação de cartéis no setor.

    *

    TIROTEIO

    Enquanto Dilma critica antecipação das campanhas de 2014, Lula lança Padilha em São Paulo. É a lógica oportunista do PT.

    DO DEPUTADO ESTADUAL CAUÊ MACRIS (PSDB-SP), sobre a declaração de Dilma Rousseff de que não tem motivos para antecipar a disputa eleitoral.

    *

    CONTRAPONTO

    À moda da casa

    Ao entrar na sala em que se reuniria com líderes dos partidos aliados na Câmara dos Deputados, anteontem, para discutir a delicada pauta de projetos que serão votados nos próximos meses, Dilma Rousseff percebeu que o líder do PMDB na Casa, Eduardo Cunha (RJ), usava uma boina na cabeça.

    -Você está bolchevique! - disse a presidente.

    Cunha, que usava o adereço por conta de um transplante capilar que havia realizado na semana anterior, respondeu para Dilma:

    -É para esconder a cabeleira...

    Com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024