• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 09:47:45 -03
    Painel

    Auxiliares de Dilma querem filho de José de Alencar como ministro do Desenvolvimento

    14/10/2013 03h00

    Reserva de luxo Auxiliares próximos a Dilma Rousseff defendem nos bastidores que Josué Gomes da Silva seja o sucessor de Fernando Pimentel no Ministério do Desenvolvimento e Indústria, na próxima reforma do primeiro escalão. Recém-filiado ao PMDB com apoio de Lula, o filho de José Alencar entrou na legenda como uma opção de vice na chapa do ministro, que disputará o governo mineiro. No entanto, petistas já operam para que o empresário atue como interlocutor do governo com o PIB.

    Dois em um Como parte da sigla se queixa da filiação de Gomes, a estratégia visa a atrair, nas palavras de um interlocutor do Planalto, o "PMDB de raiz'' para o palanque de Pimentel em 2014.

    Aviso... Um consórcio que quer disputar o leilão do Galeão (RJ), mas está restrito a 15% pois já controla outros aeroportos administrados pela iniciativa privada, promete acionar a Justiça com mandado de segurança para suspender o leilão do governo.

    ... prévio Se não obtiver decisão favorável, o grupo interessado vai protocolar em cartório a oferta que daria no leilão, com valor superior ao dos atuais concorrentes.

    Nada disso A despeito de posições pessoais e defesas em contrário de governistas, Gleisi Hoffmann (Casa Civil) diz que a posição do governo e de seus ministros sobre o leilão de aeroportos é a que está publicada no edital. "Não existem divergências sobre isso", afirma.

    Azedou 1 Quem acompanha os bastidores do setor de petróleo relata que a diretora-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Magda Chambriard, e a presidente da Petrobras, Graça Foster, andam se desentendendo.

    Azedou 2 Segundo interlocutores, Dilma tem ouvido muito Magda para discutir temas envolvendo a área. "A Graça é mais poderosa porque a empresa é maior, mas é a ANP que regula o setor ", diz um assessor presidencial.

    Como assim? Membros do Conselho Nacional de Justiça querem conversar com Joaquim Barbosa sobre liminar de Ricardo Lewandowski que suspendeu decisão do órgão prevendo que só os mais antigos no TJ-SP pudessem disputar cargos de direção.

    Reduto Na pesquisa Datafolha divulgada no sábado, Dilma recuperou nove dos 19 pontos que perdeu no Nordeste após os protestos de junho, e chegou ao patamar de 54% -ainda abaixo dos 64% que tinha em março.

    Em casa No Nordeste, o apoio de Lula faria com que 53% dos eleitores votassem "com certeza" no candidato escolhido pelo ex-presidente.

    Melhor... O crescimento de Aécio Neves surpreendeu sua pré-campanha. Estrategistas destacam que seu eleitorado se concentra nas classes de renda mais alta, que acompanharam de perto a declaração de apoio de Marina Silva a Eduardo Campos.

    ... que encomenda O estafe do senador esperava, portanto, que ele não ganhasse espaço nesse grupo.

    Só médicos O PR de São Paulo filiou na semana passada o médico Claudio Lottenberg, presidente do Hospital Albert Einstein. A sigla diz que contou com a articulação do ministro Alexandre Padilha (Saúde), que será candidato ao governo paulista e busca o apoio da sigla.
    ‌
    Deu macaco Andressa Mendonça, mulher do empresário Carlinhos Cachoeira, se filiou ao PSL em Goiás e planeja uma candidatura nas eleições. No ano passado, disse a amigos que escolheria como plataformas a legalização dos jogos de azar e o combate à corrupção.

    *

    TIROTEIO

    "Fernando Haddad acabou com a inspeção veicular na cidade em que a poluição provoca mortes e foi respirar novos ares na Itália."

    DE GILBERTO NATALINI (PV), médico e vereador, sobre o prefeito suspender as vistorias que aferem as emissões dos veículos registrados em São Paulo.

    *

    CONTRAPONTO

    Só para baixinhos

    O ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) participava da cerimônia de anúncio do metrô de Porto Alegre, no sábado, Dia das Crianças. Sentado à mesa, junto à presidente Dilma Rousseff e outras autoridades, o ministro foi chamado a discursar. De início, lembrou dos investimentos do governo em mobilidade urbana e, ao ressaltar a importância da obra para a cidade, resolveu fazer alusão ao dia comemorativo:

    - Hoje é um dia especial. Afinal, quem nunca brincou com um trenzinho quando era criança?

    Dilma e as demais autoridades caíram na gargalhada.

    Com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024