• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 05:04:41 -03
    Painel - Andréia Sadi, Bruno Boghossian, Vera Guimarães Martins

    Condenado do mensalão deve cumprir pena por crimes que não há embargo infringente

    29/10/2013 03h00

    É pra já? Integrantes do Supremo Tribunal Federal sustentam que a súmula vinculante 354 determina que os condenados do mensalão devem começar a cumprir pena pelos crimes sobre os quais não há embargos infringentes. A súmula diz que é "definitiva a parte da decisão embargada em que não houve divergência na votação". Por esse entendimento, se o Ministério Público pedir ou o relator suscitar a questão, os mandados de prisão podem ser expedidos a partir de 6 de novembro.

    Aquele abraço Eduardo Campos (PSB) telefonou para Lula no domingo para desejar feliz aniversário ao ex-presidente. Campos disse à coluna que a conversa "foi boa", mas não relatou o conteúdo.

    1+1 Em um dos intervalos do seminário de ontem com a Rede, o governador pernambucano projetava a aliados qual deverá ser a fatia do PSB na propaganda eleitoral: até quatro minutos por bloco.

    Bê-a-bá Segundo correligionários, esse tempo levaria em conta PPS, PV e PDT ou Solidariedade.

    Minimalista Campos tomou café da manhã ontem com Miguel Manso, presidente nacional do PPL. A sigla não tem bancada na Câmara, mas sua adesão, segundo pessebistas, retiraria um nanico da disputa, o que aumentaria o rateio do tempo entre os demais candidatos.

    Claquete Uma equipe comandada pela cineasta Tizuka Yamasaki captou imagens do encontro de ontem. A diretora trabalha com a Link, agência que atende o PSB e o governo de Pernambuco.

    Dinâmica... Rede e PSB criaram regras pitorescas para tentar organizar o debate. Em cada mesa, só podia falar aquele que estivesse segurando uma bolinha de tênis.

    ‌... de grupo Um papel ensinava: "O silêncio faz parte da conversa", "preparar mentalmente o que tem a dizer" e "falar apenas o necessário".

    Linha de frente Com as denúncias de que os EUA espionavam até Angela Merkel, a ação do Planalto contra a agência de inteligência NSA virou a prioridade da política externa e interna.

    Pretensão Segundo assessores, Dilma Rousseff considera que pode liderar uma reforma real nas ações pela privacidade na internet, mas para isso terá que aprovar o Marco Civil no Congresso.

    Costura Os ministros da área política foram autorizados a negociar para aprovar a matéria, que encontra forte oposição das companhias telefônicas e de informática.

    Caça às bruxas O Planalto ordenou pente-fino nas denúncias de atraso de entregas de cisternas no Nordeste. O governo quer entender se a demora foi por dificuldade de acesso às localidades, como diz o Ministério da Integração, ou por razões políticas.

    Onde pega A pasta era comandada até recentemente por Fernando Bezerra, aliado de Eduardo Campos.

    Pra ficar O ministro Guilherme Afif (Micro e Pequena Empresa) já avisou Dilma que não será candidato em 2014. Ele é do PSD de Gilberto Kassab, mas foi nomeado na cota pessoal da petista.

    Nordestina A presidente irá pela segunda vez à Bahia em 15 dias. Ela vai sexta-feira a Salvador para a inauguração da Via Expressa, obra de R$ 500 milhões com recursos federais e estaduais.

    Visita à Folha Claudio Luiz Lottenberg, presidente da Associação Beneficiente Israelita Brasileira Albert Einstein, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava com Valdeci Verdelho, assessor de comunicação.

    *

    TIROTEIO

    "Se o PT quiser oferecer a vice de Alexandre Padilha para o PSD, o PR vai procurar outro aliado para a eleição em São Paulo em 2014."

    Do senador Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), sobre as negociações entre o PT e partidos aliados para composição da chapa ao governo do Estado.

    *

    CONTRAPONTO

    O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, se posicionou em frente às câmeras de TV para conceder entrevista sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), na última sexta-feira.

    Prestes a iniciar sua fala, ouviu o apelo de um jornalista para que aguardasse mais alguns minutos até que fosse providenciado um novo microfone. Passado algum tempo, ao perceber que o equipamento não chegava, o ministro disparou, aos risos:

    - Vejam a cena: quem não se preparou para a coletiva não conseguiu chegar na hora. Se fosse no Enem, os portões já estariam fechados e ele seria desclassificado!

    Com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024