• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 11:39:10 -03
    Painel - Andréia Sadi, Bruno Boghossian, Vera Magalhães

    Prefeito de São Bernardo do Campo fez lobby pela Saab para a escolha do Gripen

    19/12/2013 03h30

    Pouso autorizado A escolha do caça sueco Gripen para o projeto FX-2 da Força Aérea Brasileira envolveu negociação para a abertura de uma fábrica que produzirá a asa e outros componentes da aeronave em São Bernardo do Campo, cidade do ABC administrada pelo petista Luiz Marinho. O prefeito, que fez lobby pela Saab, foi informado da decisão no início da tarde de ontem e avisou os suecos. Um dos petistas mais próximos ao ex-presidente Lula, Marinho viajou a Paris em junho a convite da empresa.

    Cronologia 1 Dilma Rousseff decidiu pelos caças suecos em novembro, mas aguardou a visita de François Hollande ao Brasil para fazer o anúncio. Auxiliares da presidente dizem que a decisão começou a ser amadurecida após seu discurso na ONU.

    Cronologia 2 Por considerar a reação do governo dos EUA às denúncias de espionagem insuficientes, a presidente voltou ao Brasil decidida a definir a troca das aeronaves e o fez por exclusão, já que o modelo norte-americano era o favorito.

    Slots No governo Lula, o hoje ministro da Defesa, Celso Amorim, e o então ministro Nelson Jobim defendiam a compra do caça francês Rafale. Agora, Fernando Pimentel (Desenvolvimento) advogava pelas aeronaves da Boeing.

    Azarão Após o atrito entre Brasil e EUA, a Rússia fez chegar a emissários da presidente, no G-20, a ideia de colocar o caça Sukhoi na disputa, o que foi descartado, pois reabriria todo o processo.

    Adeus, Mickey Dilma montou força-tarefa para monitorar o fluxo nos aeroportos no fim de ano e obrigou Moreira Franco (Aviação Civil) a cancelar viagem aos EUA.

    Território Geraldo Magela, secretário-geral do PT, e Romênio Pereira levaram ao governo o nome de Biel Rocha para suceder Maria do Rosário na Secretaria de Direitos Humanos. Ele é secretário de Promoção da pasta.

    Nova... O governo Geraldo Alckmin (PSDB) acatou determinação do Tribunal de Justiça de São Paulo e entrou com ação de indenização contra a Siemens e mais 13 empresas acusadas de formação de cartel em contratos de metrô e trem no Estado.

    ... investida A ação foi protocolada no dia 4, na 4ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo. Alckmin decidiu incluir as outras empresas no processo como um gesto de que o governo está tomando atitudes para recuperar os valores que teriam sido superfaturados nos contratos.

    Hedge O time jurídico de Alckmin vai retirar a ação caso o Cade, que apura as denúncias, não consiga comprovar a existência do conluio entre as empresas.

    Agora vai Alckmin vai mergulhar nas atividades de pré-campanha de Aécio Neves (PSDB-MG) em São Paulo a partir do ano que vem, superada a disputa interna com José Serra. O senador tem eventos previstos no Estado no início de fevereiro.

    Arauto Paulo Bernardo é cotado para assumir um dos postos-chave na coordenação de campanha de Dilma. Ele se licenciaria do Ministério das Comunicações e seria, nas palavras de um interlocutor do PT, "a pessoa que fala as coisas para a presidente".

    Santo... Pesquisa do Vox Populi para o PT no Acre concluída anteontem mostra a dificuldade de Marina Silva transferir votos para Eduardo Campos (PSB) na disputa presidencial até o momento.

    ... de casa No Estado, base eleitoral da ex-senadora, Dilma tem 51% das intenções de voto, seguida por Aécio, com 16%. O governador de Pernambuco aparece em terceiro lugar, com apenas 9%.

    *

    TIROTEIO

    A aliança entre o PSB e a Rede é moderna. Comparada a um casamento, tem fidelidade na capital, mas pode trair quando viaja?

    DO SENADOR JORGE VIANA (PT-AC), sobre a flexibilização das alianças entre o partido de Eduardo Campos e o grupo de Marina Silva nos Estados em 2014.

    *

    CONTRAPONTO

    Aos 45 do 2º tempo

    Roberto Freire (PPS) discursava na solenidade em que seu partido formalizou a intenção de apoiar a candidatura presidencial de Eduardo Campos (PSB), na segunda-feira, quando seu telefone celular tocou. Sem graça, o presidente da sigla se desculpou:

    -É incrível... O telefone passou o dia sem tocar e, exatamente nessa hora, ele toca!
    Um deputado na plateia fez piada:

    -Deve ser o Aécio Neves tentando reverter a decisão do partido, ainda que na última hora! -disse o parlamentar, provocando gargalhadas.

    Com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024