• Colunistas

    Sunday, 23-Jun-2024 17:08:48 -03
    Painel - Andréia Sadi, Bruno Boghossian, Paulo Gama

    Controladoria do Município de SP fará devassa na administração indireta

    11/02/2014 03h30

    Segunda fase Depois da devassa feita nas declarações de patrimônio de secretários e servidores da administração direta, a Controladoria-Geral do Município de São Paulo fará neste ano operação idêntica voltada aos dirigentes e funcionários da administração indireta. A ação vai abranger dez empresas, cinco autarquias e uma fundação. Esses dirigentes preencheram o formulário de declaração de bens, que serão cruzados com os rendimentos em busca de eventuais incompatibilidades.

    Prepara Na prefeitura, a expectativa é que o pente-fino na administração indireta revele novos esquemas, como o da máfia do ISS que atuava na Secretaria de Finanças.

    Caldeirão Dilma Rousseff voltou a manifestar a auxiliares nos últimos dias preocupação com o acirramento da violência dos protestos na fase final de inauguração dos estádios da Copa e após o início do Mundial.

    Carona 1 O projeto de lei que tipifica o crime de terrorismo, que o Congresso prometeu acelerar como resposta à morte do cinegrafista Santiago Andrade, atingido por um rojão enquanto cobria manifestação no Rio, já estava na pauta do Senado desde a semana passada.

    Carona 2 A inclusão da proposta na lista das prioridades para o plenário foi manchete da edição de ontem do "Jornal do Senado". Na reportagem, o senador governista Romero Jucá (PMDB-RR) negava que a motivação da proposta fosse evitar a proliferação dos protestos.

    Melhor não Abílio Diniz disse a amigos que gostou de ser lembrado para o Ministério do Desenvolvimento, mas que avaliou que pode colaborar mais como empresário na defesa de produtividade, investimentos e novos modelos de gestão e capacitação.

    Linha... Michel Temer ainda não tinha recebido até ontem à tarde confirmação de quando e em que termos seria a conversa com Aloizio Mercadante (Casa Civil) sobre a participação do PMDB na reforma ministerial.

    ... ocupada O vice-presidente se ressente da interrupção do canal direto que tinha estabelecido com Dilma para tratar de política em 2013, após os protestos de junho.

    Puro sangue A resolução que o PSDB aprova amanhã para centralizar as alianças locais visa atender a demandas do DEM em alguns Estados e, assim, deixar o caminho livre para que o vice de Aécio Neves seja tucano.

    Sonho meu Com o texto, o comando da sigla também quer ter a última palavra sobre a aliança com o PSB de Eduardo Campos em Pernambuco e negociar que a vaga ao Senado seja do PSDB.

    Bom te ver Tucanos esperam que a presença de Aécio e Geraldo Alckmin no Congresso Estadual de Municípios, em março, arrefeça o mal estar pela ausência do governador nas visitas do mineiro a São Paulo.

    Petit... O jantar que reuniu Alckmin, Temer e o ministro do STF Ricardo Lewandowski na sexta-feira, no apartamento de Gabriel Chalita (PMDB), deixou de fora o candidato do partido ao governo, Paulo Skaf, e as bancadas na Câmara Municipal e na Assembleia.

    ... comité Fernando Haddad também não foi convidado para a homenagem ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Roberto Nalini. O prefeito não foi à posse do desembargador nem mandou representante.

    Visita à Folha Marcelo Crivella, ministro da Pesca, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Gilmaci Santos, líder do PRB na Assembleia de São Paulo.

    *

    TIROTEIO

    "Não há justificativa ética para o ato. É tempo de escolher entre democracia e ditadura, dos grandes ou dos pequenos grupos ideológicos."

    DE ROBERTO ROMANO, professor de ética da Unicamp, sobre a morte do cinegrafista Santiago Andrade, atingido por rojão lançado por manifestante.

    *

    CONTRAPONTO

    Linha direta

    O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), tentava agilizar a votação de uma matéria de interesse do governo, quando travou mais um embate com o colega Silvio Costa (PTB-PE).

    —Eu sei que Dilma Rousseff já ligou para V. Exa. e V. Exa disse que estava tranquilo, porque íamos votar. Não é assim, ainda vou falar por 30 minutos —disse Costa.

    —A brincadeira não procede. Gostaria, mas não recebi nenhuma ligação da presidenta —rebateu Alves.

    —Então ela está sendo injusta. Deveria ter ligado, por tamanho esforço —concluiu o petebista, aos risos.

    Com ANDRÉIA SADI, BRUNO BOGHOSSIAN e PAULO GAMA

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024