• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 15:27:49 -03
    Painel - Andréia Sadi, Bruno Boghossian, Paulo Gama, Vera Magalhães

    Planalto pressiona Agnelo a recuar de promessa de reajuste à PM do DF

    17/02/2014 03h00

    Meia volta, volver Emissários do Planalto pressionam o governador Agnelo Queiroz (PT) a recuar de sua promessa de reajuste dos benefícios pagos à Polícia Militar do Distrito Federal. Segundo interlocutores, o governo federal teme que a proposta incentive as corporações das outras unidades da federação a conseguirem emparedar seus governadores em busca de aumento, além de servir de pretexto para retomar a discussão da PEC 300, que fixa piso salarial para os policiais, em pleno ano eleitoral.

    Jogral 1 Atuando em conjunto na reunião que a Rede Globo promoveu para discutir as regras da cobertura eleitoral, os representantes de Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) se queixaram da discrepância de tratamento dado a Dilma Rousseff e aos demais pré-candidatos.

    Jogral 2 Como a cobertura equitativa só começará a partir de julho, tucanos e pessebistas se queixam que a petista leva vantagem, pois recebe cobertura nacional e regional dos eventos que faz como presidente. A Globo ficou de submeter o questionamento ao conselho editorial.

    Tamo... Aécio discutiu na semana passada com o governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o cenário eleitoral no estado. Depois, o tucano conversou com o presidente estadual do PMDB, Jorge Picciani.

    ...junto? O peemedebista disse ao senador que dará um prazo ao PT para que a legenda retire a candidatura própria à sucessão de Cabral. Na sequência, submeterá o apoio ao presidenciável à Executiva da legenda.

    Nem aí Filho de Roberto Requião (PMDB-PR), Maurício criticou recentemente Gleisi Hoffmann (PT-PR) em artigo. Ao encontrar Requião no plenário do Senado na semana passada, ela cantarolou música de Chico Buarque, mas fez um trocadilho: "Seu filho não gosta de mim, mas sei que você gosta".

    Maria ... Novo comercial do PT que vai ao ar a partir de hoje usa a metáfora de que São Paulo é a "locomotiva do Brasil" para fustigar os governos do PSDB no Estado e introduzir, de forma indireta, a discussão sobre problemas na área de trens e metrô. O tema também será explorado no programa do partido, que irá ao ar no mês de abril.

    ... fumaça No filme, o pré-candidato petista ao governo, Alexandre Padilha, diz que a "locomotiva está andando devagar", e conclui que "São Paulo pode e precisa andar mais rápido".

    Lé com cré Estrategistas da campanha do ex-ministro do PT vão associar os problemas do dia a dia de usuários do metrô e a discrepância entre a promessa de novas linhas e expansão da rede e o que foi entregue à acusação de cartel no setor, considerada de difícil compreensão.

    Ruído O QG de Alckmin detectou que, a despeito de o assunto ainda não ter abalado a imagem do governador, pesquisas qualitativas já mostram um incômodo em parcela dos simpatizantes do tucano com as denúncias e a cobrança por explicações.

    Torneira O governo paulista enfrentou na semana passada pressão do setor técnico, vinda principalmente da ANA, para que fosse desenhado um plano de racionamento de água. A ordem no Palácio dos Bandeirantes é que ainda é cedo para se discutir esse assunto.

    É a política Um ex-membro do governo federal que atuou na área diz que o anúncio do racionamento seria importante para manifestar urgência e reforçar o pedido de apoio da agência nacional de águas, embora não seja "condição sine qua non" para que um Estado peça ajuda.

    *

    TIROTEIO

    "Vai ser divertido ver Joaquim Barbosa correndo atrás de um partido de mentirinha se quiser ser candidato após deixar o STF."

    DO VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA, ANDRÉ VARGAS (PT-PR), sobre as especulações de que o presidente da corte queira entrar para a política.

    *

    CONTRAPONTO

    Há vagas

    Na última terça-feira, a presidente Dilma Rousseff esteve em Lucas do Rio Verde (MT) acompanhada por ministros e parlamentares, como a senadora Katia Abreu (PMDB-TO), para a abertura oficial da colheita da safra de grãos 2013/2014. Após dirigir uma máquina agrícola, durante o evento, a presidente brincou em uma reunião com microempresários:

    -Agora, tenho uma outra profissão depois que deixar a presidência: vou dirigir trator!

    Perto da conversa, Katia Abreu emendou rápido:

    -Emprego na minha fazenda não vai faltar...

    Com ANDRÉIA SADI, BRUNO BOGHOSSIAN e PAULO GAMA

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024