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    Painel FC

    Apressada

    22/04/2013 03h00

    Os direitos comerciais dos amistosos da seleção brasileira até 2022 já têm dono. A Full Play, empresa argentina, comprou os direitos da CBF por oito anos, contados a partir de 2015. A confederação, inclusive, antecipou receitas sobre essa cessão: em 2012, recebeu R$ 680 mil. No ano passado, aliás, a entidade adiantou outros R$ 5,86 milhões de direitos comerciais da eliminatória do Mundial-2018 e da Copa do Brasil de 2015.

    Desembolso. A Klefer, dona dos direitos comerciais das partidas da seleção na eliminatória da Copa-2018, antecipou à CBF no ano passado R$ 4,02 milhões. A empresa adiantou outro R$ 1,83 milhão pelos mesmos direitos das Copas do Brasil masculina e feminina de 2015.

    Numeralha. A Federação Paulista de Futebol fechou seu balanço de 2012: arrecadou R$ 30,8 milhões e fechou o ano com superavit de R$ 548 mil.

    Entradas e saídas. O balanço da FPF aponta que triplicou o investimento em arbitragem. Em 2011, foi aplicado R$ 1 milhão no setor, enquanto no ano passado foram R$ 3 milhões. Por outro lado, a federação arrecadou R$ 299 mil com multas aplicadas pelo TJD.

    Negócio... Dunga e a diretoria do Inter não liberam Rafael Moura para negociar com o Palmeiras por causa da iminente saída de Leandro Damião para o exterior.

    ...casado. O clube gaúcho pretende negociar seu centroavante titular após a Copa das Confederações e tem Rafael Moura como seu substituto natural. O Inter considera o Tottenham provável destino de Damião.

    Réu... O governo brasileiro corre risco de precisar indenizar os donos das cadeiras perpétuas do Maracanã. Impedidos de usá-las na Copa das Confederações e no Mundial, os torcedores poderão entrar na Justiça alegando perdas e danos.

    ...confesso. "O governo brasileiro assumiu a obrigação de indenizar em nome da Fifa, que não corre risco jurídico", explica o advogado Carlos Miguel Aidar. Na Copa-2006, torcedores cativos de estádios alemães entraram na Justiça local e receberam indenização.

    Recorde. Dos cerca de 500 mil torcedores da Ponte Preta, 1,23% é de sócios-torcedores. Esse dado faz com que alvinegro campineiro seja o clube com a melhor relação entre o número de torcedores e o de sócios das principais agremiações do país.

    Referência. A média dos 18 clubes que fazem parte do programa de sócio-torcedor da Brahma é 0,2%. No mundo, o Benfica é o que tem o melhor aproveitamento no quesito: 4% dos torcedores são sócios. Se o Flamengo tivesse o mesmo número dos portugueses, teria arrecadação de R$ 1 bilhão por ano.

    Colaboraram LUCAS REIS e MARTÍN FERNANDEZ, de São Paulo

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