• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 16:18:59 -03
    Painel FC

    Para CBF, liminar da Portuguesa será derrubada facilmente no Rio

    03/04/2014 03h01

    Questão de tempo
    Para a CBF, será fácil derrubar a liminar da Portuguesa que incluiu o clube na primeira divisão do Brasileiro. A entidade tem certeza que o processo será levado para julgamento no Rio e lá haverá uma decisão favorável à confederação –o STJ determinou em fevereiro que todas ações sobre o caso Lusa devem ser apreciadas na capital fluminense. Desse modo, no entendimento da CBF, é questão de tempo para a liminar cair.

    Duas medidas. Miguel Ferrari Junior, juiz que concedeu a liminar pró-Portuguesa ontem, foi o mesmo que rejeitou a ação do Ministério Público que também defendia o clube paulista e continha praticamente os mesmos argumentos do processo atual.

    Calças... A situação financeira da Portuguesa é tão crítica que o clube não consegue nem pagar seu IPTU, e a Prefeitura de São Paulo acionou a Justiça para receber a quantia. O processo já foi julgado, com decisão foi favorável ao município.

    ...na mão. O juiz determinou que a Portuguesa pague R$ 840 mil aos cofres do município. Caso não quite a dívida, o clube paulista terá seus bens penhorados.

    Cadeira... A arbitragem de São Paulo está sem representantes na Fifa. Wilson Luiz Seneme encerrou a carreira e assumiu posto na comissão de arbitragem da Conmebol. A CBF ainda não indicou um substituto, que não precisa ser paulista.

    ...vaga. Já Paulo César de Oliveira está de licença porque participa de um curso para se tornar comentarista de uma emissora de TV. Se for aprovado, ele encerrará a carreira ainda em 2014, abrindo outra vaga brasileira na Fifa. São Paulo tem como candidatos Luiz Flávio de Oliveira, irmão de Paulo, e Guilherme Ceretta de Lima.

    Longe de casa. O Corinthians será o clube mais prejudicado com a realização da Copa. O time ficará sem o Itaquerão por 57 dias, período que o estádio será de uso exclusivo da Fifa, e sem seu centro de treinamento por 67 dias, também porque o local é um dos CTs do Mundial.

    Acesso restrito. Além do Itaquerão, o Maracanã e o Mané Garrincha são outros estádios da Copa que ficarão mais tempo sob uso exclusivo da Fifa. Cada um deles também ficará 57 dias impedido de receber partidas de outros campeonatos que não sejam a Copa do Mundo.

    Alternativa. O presidente do Vitória, Carlos Falcão, negocia para que o clube mande três jogos na Fonte Nova durante o Campeonato Brasileiro deste ano. O acordo depende de acerto entre o Vitória e a direção do estádio.

    Alternativa 2. A negociação é também um reflexo da Copa, já que a partir do dia 20 de maio o estádio de Pituaçu, onde o Vitória está mandando seus jogos do Campeonato Baiano, e o Barradão serão entregues à Fifa.

    Aniversário. A Fonte Nova, aliás, completará no final de semana um ano da reinauguração. E, no clássico Bahia x Vitória, 30 mil bolas brancas serão distribuídas para os torcedores locais.

    Colaboraram MARCEL RIZZO, de São Paulo, e SÉRGIO RANGEL, do Rio

    DIVIDIDA

    "Ele [Andres Sanchez] é candidato a deputado federal e precisa de mídia"
    Carlos Miguel Aidar
    candidato à presidência do São Paulo, sobre o cartola corintiano tê-lo acusado de preconceituoso em entrevista à ESPN Brasil

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024