• Colunistas

    Thursday, 16-May-2024 23:04:21 -03
    Paulo Tiefenthaler

    O lugar mais criativo do mundo

    16/09/2015 02h00

    Ando assistindo a programas de cozinha na TV, e a maioria deles trata apenas da culinária, ou seja, a forma de trabalhar as substâncias, a maneira de usar os alimentos. Fiquei pensando na gastronomia, que engloba a culinária (forma de cozinhar), os restaurantes, (lugar pra comer), a decoração do ambiente e da mesa, a apresentação dos pratos e a música para embalar esse momento de saúde e prazer.

    Os programas precisam incluir de fato a gastronomia. Como levar essa alegria de viver que é comer, e tudo que engloba esse momento, essa prática, para a casa das pessoas?

    Cozinha é um lugar de alegria, de muita alegria. Mas na televisão ou nós temos um cozinheiro solitário ou uma competição para eliminar o outro. Só um ou outro tem convidados ou vai até a horta -mas sempre é tudo muito formal.

    Não estou falando de anarquia de forma popular nem de bagunça. Abra um vinho, sirva um conhaque, ligue o som e deixe a câmera ligada. Cadê a conversa?

    Diga o que você quiser, mas apresente a comida, fale dela, cante uma música, dê uma dançadinha. As comidas têm suas histórias, seus descobridores, sua graça. A delícia de estar num lugar quente, com amigos bebendo e contando histórias.

    Quando eu gravei com o Claude Troigros, ele me disse que, na casa dele, a cozinha era uma festa, principalmente porque a mãe dele é italiana; eles cantavam muito na cozinha. O melhor nessas horas é criar a própria canção para o momento.

    Não faz sentido colocarem no ar apenas "cursos"de culinária. A encenação, seja ela qual for, deve ser sempre muito bem sugerida. Cenários de estúdio não estão com nada.

    Cadê a celebração? Porque não se trata só de um corpo bem alimentado, mas de alimentar também a alma, alimentar o espectador além da nutrição, além das dicas de tempero: esperar pela comida celebrando. A espera por uma carne assada é um momento todo especial! Que continuem os programas de culinária, mas eu quero ver a gastronomia como uma grande arte na tela.

    O escritor Umberto Eco diz que o ser humano nunca foi tão criativo quanto na cozinha! Claro!

    paulo tiefenthaler

    Escreveu até março de 2016

    Ator, diretor e produtor, escreveu sobre os bastidores e os perrengues da cozinha e dá dicas para cozinheiros de primeira viagem.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024