• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 04:00:46 -03
    Paulo Tiefenthaler

    O cru do miolo

    03/02/2016 02h00

    Fico pensando se eu já posso sair por aí dizendo que sei cozinhar. Saber cozinhar significa o que, exatamente? Ter um repertório de receitas considerável? Ou será que se eu fizer um maravilhoso macarrão alho e óleo já posso dizer que cozinho bem? A partir de quantas receitas dominadas eu posso me sentir um cozinheiro?

    Vou dizer a vocês que meu repertório é bem pequeno e me orgulho das poucas receitas que domino. Acredito que qualquer ser humano com um livro de receitas seja capaz de cozinhar qualquer coisa. Claro que vamos ter alguns probleminhas quando fizermos uma pizza pela primeira vez. O problema não é a massa, mas o seu lindo e saboroso miolo. O ponto do cozimento perfeito. Mantenha a sua empolgação, mas prepare-se para o pequeno cru. O cru do miolo. Esse cru é inevitável.

    Você olha pelo vidro do forno a sua primeira pizza com aquele bronze profissional e sabe que se ela continuar ali por dois minutinhos vai ficar com a pele queimada.

    Você a retira e morde com vontade e, no instante em que o dente encontra o miolo da massa, sente o cru. Dá uma raiva. Eu senti raiva e raiva não é bom, aquele desprazer.

    A borda da pizza está toda perfeitinha, crocante, e a cor é aquela que você conhece, não tem erro, mas tem. A massa nem estava grossa, o que complica, mas fininha. Você a esticou ao máximo, mas, mesmo assim, lá no meio, ela está crua. O que fazer nessas horas? Comece tudo de novo.

    Amigos que já experimentaram esse momento e conseguiram dominar o cru chamaram a atenção para a qualidade do forno! Da parede do forno! Às vezes você pode estar usando um fogão que não se contém e que só tem duas regulagens reais, fogo baixo ou fogo alto. Aquele fogo médio pra manter a temperatura na rédea ficou só na vontade do fabricante. Acredito mais na altura da bandeja dentro do forno para não errar.

    Mas, como tudo na vida, a aventura é repetir a brincadeira até virar hábito, e o resto vocês já sabem. O sucesso da massa perfeita. Pronto. Mais uma receita dominada, repertório aumentando e o projeto "já sei cozinhar" vai virando realidade.

    paulo tiefenthaler

    Escreveu até março de 2016

    Ator, diretor e produtor, escreveu sobre os bastidores e os perrengues da cozinha e dá dicas para cozinheiros de primeira viagem.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024