Um dos maiores conglomerados de moda do Brasil acaba de mudar toda a sua estratégia de estilo e imagem com a contratação de uma dupla de peso. O diretor criativo Luís Fiod, dono da agência Mint, e a estilista Priscilla Darolt assumiram neste mês a reestruturação de imagem da grife Sacada, marca principal do grupo homônimo que também é dono da Oh! Boy e da Addict.
Os dois saíram do grupo Animale, maior concorrente da Sacada no Rio, que tinha Darolt e Fiod na linha de frente da divisão de estilo e comunicação. A dupla foi responsável por transformar a Animale, do empresário Roberto Jatahy, em uma das mais importantes da indústria nacional.
A reportagem apurou que a estratégia da Sacada com as contratações é aumentar o faturamento em 60% nos próximos dois anos. Além da abertura de novas lojas, a grife já planeja seu desfile de estreia na próxima edição da São Paulo Fashion Week, em outubro. Atualmente, as grifes Sacada e Oh! Boy integram o lineup do Fashion Rio.
"Temos carta branca da diretoria para mexer em toda a comunicação e na imagem da Sacada. Nas próximas temporadas a grife virá mais sofisticada e focada num público mais amplo. Também queremos ampliar o mix de produtos e investir em campanhas e novas linhas para a marca", conta Luis Fiod.
Sob a batuta de Fiod, a Animale deu um salto de qualidade ao apostar em uma imagem sexy, roupas com informação de moda e modelos como Raquel Zimmermann e Karlie Kloss nas campanhas.
De acordo com o empresário, sua saída do grupo carioca resultou de um desgaste nas relações interpessoais dentro da empresa.
"Eu queria fazer algumas coisas que certas pessoas não queriam. Quando isso acontece a produtividade diminui, você perde a estratégia, o centro das decisões. Pouco antes do último desfile na São Paulo Fashion Week, em março, a relação ficou insustentável", explica Fiod.
"Apesar disso, saio de bem com todos e com a certeza de ter deixado um filho criado."
A entrada de Priscilla Darolt na Sacada ocorreu há 20 dias, pouco tempo depois da contratação de Luís Fiod. Desde 2010 a estilista era responsável pela linha "concept" da Animale, aquelas desfiladas na SPFW e que aparecem em editoriais e campanhas.
A estilista assume toda a divisão de estilo da Sacada, tanto as linhas conceituais de passarela quanto as comerciais destinadas ao varejo.
"É um novo desafio e uma oportunidade de crescer profissionalmente. Quero rejuvenescer a Sacada e tenho na minha equipe seis estilistas incríveis", diz Darolt, que não teme as comparações que podem surgir com o trabalho que executava na Animale.
"Serão inevitáveis no começo e pode ser que alguns pontos em questão de estilo se cruzem. Mas a imagem será outra."
Sua grife homônima está no rol de marcas do grupo Animale, que comprou o nome Priscilla Darolt após a estilista assumir a direção criativa da linha premium do grupo. Ela garante que a marca voltará às suas mãos.
"Não houve tempo do grupo desenvolvê-la. O contrato de venda permite que eu recupere o nome. Isso ocorrerá mais para frente."
Até o fim da manhã desta sexta-feira (27) a reportagem não havia conseguido contato com o grupo Animale.
É especializado na cobertura de moda, do mercado à cultura pop. Escreve às sextas