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    Pedro Diniz

    Festival de documentários de moda chega a SP pela primeira vez

    22/09/2017 11h15

    Divulgação
    Model', de Frederick Wiseman, acompanha os bastidores de uma agência de modelos
    'Model', de Frederick Wiseman, acompanha os bastidores de uma agência de modelos

    Começou nesta quinta-feira (21) a primeira edição do Feed Dog Brasil, festival espanhol de documentários de moda. A programação de onze filmes, repleta de títulos importantes da cinematografia "fashion", de "Helmut Newton: Frames From the Edge" (1989) a "Mapplethorpe: Take a Look at The Pictures" (2016), é um retrato da falta de títulos sobre os bastidores da indústria da moda.

    O direto do evento, Marcelo Aliche -que também preside o In-Edit, festival de documentários musicais-, afirma que teve dificuldade em encontrar filmes para além do ufanismo fashion e cujas temáticas tratassem a moda do ponto de vista da cultura.

    "Há muitos filmes chapa-branca sobre moda. Reconheço a relevância de tratar sobre um estilista ou uma marca, mas sempre há filmes sobre 'nãoseiquemzinho' que é mais propaganda do que cinema. Por isso. nesta primeira edição. há também um viés de retrospectiva sobre os filmes que realmente importam nesse mercado", diz Aliche.

    O vencedor do oscar Frederick Wiseman está entre os nomes icônicos da programação do festival, que ocupa até a próxima quarta-feira (27) a Cinemateca Brasileira. Seu filme "Model" (1980), filmado em preto e branco e que acompanha os bastidores de uma agência de modelos de Nova York, será exibido no sábado (23).

    Também ganha destaque os brasileiros "Deixa na Régua" e "Fora do Figurino", este último do cineasta Paulo Pálico e que versa sobre a falta de padrão de medidas na moda brasileira.

    "Não poderíamos tratar apenas do espectro glamoroso da moda, mas também dos problemas que ainda persistem e precisam ser solucionados", diz Aliche, que também montou uma programação de palestras com nomes importantes da moda brasileira, como Paulo Borges, fundador da São Paulo Fashion Week, e Alberto Hiar, da Cavalera.

    É a primeira vez que o festival sai de sua cidade natal, Barcelona, na Espanha. A organização da mostra internacional trata a edição brasileira como uma "carta de intenções", segundo Aliche, para poder testar e levar o evento para outras cidades do mundo.

    "São Paulo foi escolhida por ter uma das semanas de moda mais importantes e ser centro cultural da América Latina. Fazia falta um festival de filmes que levasse essa indústria a sério."

    pedro diniz

    É especializado na cobertura de moda, do mercado à cultura pop. Escreve às sextas

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