• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 19:03:44 -03
    Por quê? Economês em bom português

    O Brasil voltou a crescer? Conheça o 'Índice PQ?' e descubra

    03/10/2017 05h00 - Atualizado às 14h15

    A partir de hoje, o PorQue.com.br passa a publicar seu índice de atividade econômica mensalmente. O que o índice faz? Fornece uma medida do crescimento do PIB acumulado em 12 meses até o mês em questão. É um termômetro da atividade, com a vantagem de ser calculado em frequência mensal (enquanto o PIB é divulgado apenas trimestralmente e com grande defasagem temporal pelo IBGE).

    O modelo estatístico que empregamos aqui funciona mais ou menos assim: usamos diversas variáveis que são divulgadas mensalmente e extraímos o sumo informacional que elas em conjunto nos fornecem. Mais precisamente, o mecanismo captura a tendência comum de oito diferentes variáveis e o apelida de "fator comum".

    A lógica de extração do sumo é a seguinte: cada série de dados sozinha não faz um bom verão, pois dados individuais são erráticos, sofrem influências de fatores que não são muito relevantes para entendermos a tendência da economia como um todo. Os economistas chamam isso de ruído, e é esse ser barulhento que tentamos expugnar.

    Nessa primeira versão do modelo, utilizamos[1]:

    - Produção industrial total
    - Produção industrial de bens de capital
    - Arrecadação federal de impostos
    - Produção de papelão ondulado (ABPO)
    - PIB mensal agrícola calculado pelo Ipea
    - Produção de caminhões mensal (Anfavea)
    - Consumo total de energia elétrica
    - Índice IBC-Br do Banco Central

    Note-se que o "fator comum" calculado com base nos dados acima pode ser empregado para prever tanto cada uma dessas variáveis individualmente, como também variáveis não incluídas na estimação, a exemplo do nosso querido PIB.

    O gráfico a seguir mostra o que o modelo diria sobre a evolução do PIB com base na tendência dos dados mensais de atividade e o que de fato ocorreu com o PIB. O ajuste é relativamente bom, mas nota-se uma curiosa discrepância para os anos de 2015 e primeira metade de 2016.

    Paulo Pinto/CBJ

    O último dado do gráfico acima é relativo ao segundo trimestre de 2017. Mas, como já temos dados de atividade econômica referentes a julho, podemos perguntar ao modelo: no acumulado em 12 meses, a quantas vai a atividade econômica tendo como ponta da amostra o mês de julho?

    Resposta: 1,7% de crescimento! Isso significa que o crescimento no terceiro trimestre vai ser estrondoso? Não, pois só temos dados para julho. Precisamos aguardar ainda agosto e setembro. Mas os sinais na ponta definitivamente parecem bons.

    [1] Os dados de mercado de trabalho, da PNAD contínua, possuem série histórica muito curta; portanto, não os empregamos aqui.

    *

    Quer acessar mais conteúdos do Por Quê? Clique aqui

    Por quê?

    Economês em bom português

    Por quê?

    Especialistas do Porque.com.br traduzem aqui, para o bom português, o economês do seu dia a dia, mostrando que economia pode ser simples e divertida. Escreve às terças.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024