-
-
Colunistas
Monday, 28-Jul-2025 06:05:52 -03Por quê? Economês em bom português
Por que a reforma trabalhista é tão impopular?
14/11/2017 02h00
A reforma trabalhista já está valendo desde o último sábado. É uma boa reforma, flexibiliza um pouco a super-rígida CLT dos anos 1940. Resta saber como ficarão as coisas na prática. Em particular, como a Justiça do Trabalho vai se portar diante das mudanças. Em teoria, isso não deveria ser uma fonte de preocupação. Mas, dado o grau de ativismo do Judiciário brasileiro, não podemos descartar um cenário em que alguns pontos das novas regras enfrentem dificuldades práticas.
Que os líderes sindicais se oponham à reforma é compreensível: eles perdem poder com a possibilidade de barganha individual entre trabalhador e empregador e com o fim da contribuição sindical obrigatória -uma jabuticaba daquelas bem viçosas, a propósito.
PublicidadeQue fique claro: a reforma não se extingue a contribuição sindical, ela apenas a torna opcional.
Continuar lendoFale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br
Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.brPublicidade -
Triste ver tanta desinformação na Folha. Antes de informar, qualifica, diz "boa a reforma". Afirma ser a CLT "super-rígida" sem explicar como uma lei que assegura o poder de dispensar a qualquer tempo e permite pagar menos que o mínimo pode ser assim qualificada. Comete erros graves e não percebe que não se desonerou nenhum tributo sobre a folha e que nem só os trabalhadores pagam o pato. Empresários foram enganados na MP e trocarão o passivo trabalhista pelo fiscal. Vide o §23 do art. 457...