• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 07:24:33 -03
    PS:SP - Chico Felitti

    Estilista da SPFW ensina crochê a presidiários em Guarulhos

    24/01/2016 02h00

    Um estilista saído da SPFW desfila seu talento para um público sem liberdade de escolher roupa: dá aulas de crochê para presos.

    Gustavo Silvestre está acostumado a ver suas criações de crochê no corpo de famosas como Sabrina. Mas, aos 37 anos, sentiu uma vontade de bem-fazer após se afastar da semana de moda.

    Uma amiga o apresentou ao projeto de artesanato do Presídio Adriano Marrey, que abriga mais de mil presidiários em Guarulhos. Sua proposta de aula foi aceita, após ser explicada ao diretor de disciplina Roney do Nascimento e ao diretor técnico de trabalho e educação Igor Rocha.

    "Eles foram muito receptivos, tanto os diretores quanto os presos. No primeiro dia deu um medinho. Mas depois decidi abraçar o que ia fazer. E deu muito certo."

    As sessões, semanais, começaram em novembro e a primeira turma, de 11 homens, se formará em fevereiro, sabendo tecer cachepôs e outros objetos. Cinco deles já tinham rudimentos de como entrelaçar linha, herança de internações na então Febem. As agulhas são de madeira, ainda que um detento vez ou outra apareça com uma de metal, de procedência desconhecida.

    Num segundo módulo, a turma começa a se aventurar pelo mundo da moda. O objetivo é que eles vendam regatas, vestidos e bonés de crochê pela internet. "Um deles me perguntou o que eu fazia para me sustentar. Quando eu disse que era crochê, ele não acreditou. É isso que quero mudar."

    -

    AL ASSAD CAI NO SIRIO-LIBANÊS

    Um retrato do ditador sírio Bashar al Assad parou de ser exibido num saguão do Sírio-Libanês, na Bela Vista. A foto ficou pendurada até meados de 2015, quando o número de mortos no conflito do país do Oriente Médio chegou a centenas de milhares. Outro retrato de Assad, durante visita à instituição, em 2010, segue no memorial do hospital, que afirma não ter informações sobre a foto tirada da parede.

    -

    NOVA MANSÃOZINHA DE CACHORRO

    Já tem novo lar o poodle Leonardo, que vivia com o decorador e produtor de eventos Wilson Dimitrov, morto no começo do ano. Depois de um rodízio na casa de amigos mais próximos, cão de estimação foi adotado pela socialite Tânia Van Der Marel, que era próxima de Dimitrov.

    -

    FOTO DE PERFIL

    Luisa Dorr/Folhapress
    Houssein Jarouche e Carla Ribeiro, donos da loja Pair, em Santa Cecília
    Houssein Jarouche e Carla Ribeiro, donos da loja Pair, em Santa Cecília

    Houssein Jarouche, dono da MiCasa, está organizando excursões para levar clientes da marca de móveis do Jardins até seu novo empreendimento, na Senta Cecília."Estou trazendo os clientes no meu carro, pra mostrar como o bairro é bom", diz sobre a Pair, loja que abriu com Carla Ribeiro, em que só vendem produtos pretos ou brancos.

    -

    ROUPA NOVA

    A doçaria Casa Mathilde parou de produzir rabanada. Os fãs terão de se contentar com fatia recheada, um sanduíche de presunto, alface e queijo em que a rabanada faz as vezes de pão, por R$ 10,50.
    Pça. Antônio Prado, 76, centro, tel. 3106-9605.

    PS:SP

    Escreveu até maio de 2016

    Chico Felitti

    Chico Felitti nasceu em São Paulo, mas foi criado alhures. Nos últimos dez anos vem correndo atrás do tempo perdido e buscando os segredos da cidade.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024