• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 02:26:46 -03
    PS:SP - Chico Felitti

    Túmulo de Mário de Andrade vira ponto de homenagens de LGBTs

    13/03/2016 02h00

    O túmulo de Mário de Andrade, no cemitério da Consolação, recebe homenagens da comunidade LGBT desde que veio a público uma carta do escritor explicitando sua homossexualidade

    "A liberdade não é um prêmio, é uma sanção. Que há de vir." A frase do escritor modernista, morto em 1945, estava caligrafada num bilhete deixado com uma rosa sobre o túmulo de granito, na semana passada. "Um dos maiores artistas brasileiros era um de nós e não se tocava no assunto. Agora podemos falar com amor", diz o autor do bilhete, Lupércio, que pede sigilo do seu sobrenome. "O foco é nele, não em nós."

    Pelo menos outras três pessoas deixam flores e homenagens semanalmente desde junho de 2015. Foi quando uma decisão da Controladoria-Geral da União derrubou um veto dos herdeiros à leitura de cartas trocadas entre Mário e o poeta Manuel Bandeira.

    Em uma missiva revelada, Mário falava sobre "tão falada (pelos outros) homossexualidade": "Está claro que eu nunca falei a você sobre o que se fala de mim e não desminto".

    "Mário de Andrade foi um membro silenciado da comunidade LGBT por quase um século", diz o advogado Arthur Prado, 23, depois de deixar rosas brancas na lápide. "Faz sentido que agora a gente se manifeste."

    Um dos entrevistados diz ter seguido o exemplo do cemitério Père Lachaise, em Paris, onde o mausoléu do dramaturgo Oscar Wilde recebe beijos de batom há mais de 30 anos.

    Porta-voz dos herdeiros de Mário de Andrade, Carlos Augusto de Andrade Camargo afirmou que a família não vai se pronunciar.

    -

    MAIS REAL DO QUE A FICÇÃO

    O curso de dramaturgia da SP Escola de Teatro pediu à turma que escrevesse peças inspiradas por um álbum de Elza Soares e um discurso da escritora nigeriana Chimamanda Adichie. Ambas as artistas são negras e tratam de feminismo em seu trabalho. Uma aluna criou um texto que era protagonizado por uma afro-brasileira, mas teve de rever sua criação: não há nenhuma aluna negra na turma matutina de atuação, com 20 inscritos. A escola, financiada com recurso público, afirma que uma aluna do curso de humor interpretará o papel, e que as demais formações têm alunos auto declarados negros.

    -

    O ESPAÇO VIP DO ESPAÇO AZUL

    Divulgação
    Show de drag queen na Blue Space
    Show de drag queen na Blue Space

    A boate Blue Space, na Barra Funda, chega aos 20 anos surfando na onda de popularidade das drag queens, sua especialidade. O clube reabre neste fim de semana com show de humor -e agora tem camarotes. O cliente que optar pelo espaço diferenciado desembolsará R$ 40 a mais No domingo (20) a casa faz festa de aniversário com show de humor improvisado das drag queens Silvetty Montilla, Thália Bombinha e Michelly Summer.

    -

    ANEXEI MEU CV (A MIM MESMA)
    A auxiliar administrativa Mariana Cruz, 24, resolveu mandar currículos de uma maneira diferente, após um ano e meio sem conseguir trabalho. Ela e a irmã criaram jalecos com sua formação e experiência e andaram pela região da Paulista fazendo marketing de si mesmas. "Dez pessoas pediram meu cartão em uma tarde", diz ela, ainda sem emprego.

    -

    ROUPA NOVA
    A Galinhada do Bar da Dona Onça

    Rodrigo Capote/Folhapress
    Nova receita de galinhada do Bar da Dona Onça
    Nova receita de galinhada do Bar da Dona Onça

    "Tenho o prato desde que abri o bar, só que agora modernizei", diz a chef Janaina Rueda. O arroz com frango caipira agora leva uma gema de ovo curada, além de quiabo e pimenta-biquinho.
    Bar da Dona Onça - Av. Ipiranga, 200, República, tel. 3257-2016

    -

    ESCONDIDINHO
    O segredo paulistano predileto do ator Thiago Fragoso

    Bruno Poletti/Folhapress
    Thiago Fragoso
    Thiago Fragoso

    "Adoro a Legep porque me sinto entrando numa caverna de pedras semipreciosas do lado de Congonhas! Sempre ando com umas pedrinhas escondidas ou na carteira, ou na mochila, ou no bolso... Penso muito em proteção".

    Legep: av. Washington Luís, 4.407, Santo Amaro, tel. 5041-8982

    PS:SP

    Escreveu até maio de 2016

    Chico Felitti

    Chico Felitti nasceu em São Paulo, mas foi criado alhures. Nos últimos dez anos vem correndo atrás do tempo perdido e buscando os segredos da cidade.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024