• Colunistas

    Tuesday, 07-May-2024 13:33:25 -03
    PVC

    O erro Lodeiro

    02/02/2015 02h00

    Sábado à noite não havia consenso na diretoria do Corinthians sobre a venda de Lodeiro para o Boca Juniors. Mas prevaleceu o julgamento de que o desempenho do uruguaio é insatisfatório. Liberá-lo significaria fazer dinheiro e aumentar a chance de renovar o contrato de Guerrero.

    Lodeiro não é craque e nunca jogou bem pelo Corinthians. Mas a venda a ser confirmada entre hoje e amanhã e é um erro grave, porque reforça o Boca, rival provável nos mata-matas da Libertadores.

    Há vários neste início de temporada corintiana. No janeiro eleitoral, o Corinthians pensou em Conca, perdeu Ânderson Martins e desistiu de Dudu. Fevereiro chegou com a notícia da venda de Lodeiro para o Boca Juniors.

    O Corinthians tem um bom time em teoria, mas que há dois anos não atua de maneira convincente.

    Ontem, contra o Marília, Jádson foi o destaque de um primeiro tempo insosso. O Corinthians melhorou na segunda etapa, mas contou a colaboração da frágil defesa do Marília. Por isso fez 3 x 0.

    É possível montar um meio-de-campo forte com a dupla de armadores Jádson e Renato Augusto. Difícil é acreditar que possam jogar bem sempre, porque há anos os dois meias oscilam entre uma atuação excelente e três discretas.

    Juntos, por causa da saída iminente de Lodeiro, têm a obrigação de vencer o Once Caldas quarta-feira para não correr o risco de repetir a eliminação contra o Tolima, em 2011. Vencer em Itaquera é fundamental, para aliviar a viagem à Colômbia semana que vem.

    A única boa notícia é que o adversário da primeira fase da Libertadores não está bem. O Once Caldas estreou no Campeonato Colombiano com derrota em casa por 2 x 0 contra o Independiente de Medellín.

    Contratou onze jogadores e escalou três deles na primeira partida oficial do ano, sábado à noite. O ponta Balanta chegou do Aguilas Pereira com promessa de velocidade. Não pegou na bola. O centroavante argentino Penco é a referência na grande área. Não finalizou nenhuma vez.

    Ano passado, o Once Caldas marcou 60% de seus gols como mandante. Esse dado e a lembrança do empate por 0 x 0 contra o Tolima no Pacaembu indicam a Tite a necessidade de vencer em Itaquera, quarta-feira à noite. Nesse caso, viajarão a Manizales apenas para confirmar a classificação com um empate.

    Os problemas não terão acabado, porque a fase de grupos contra São Paulo, San Lorenzo e Danúbio obriga a entrar com a equipe tinindo. "Chegamos mais bem preparados à Libertadores do que em 2011", diz Tite, comparando com a temporada da eliminação para o Tolima.

    Tite tem contrato de três anos e a lembrança de que seus melhores resultados tiveram o tempo como aliado. O dirigente que sinaliza com três anos de acordo sabe que deve oferecer a chance de não ser campeão no primeiro ano. A questão é se a torcida concorda com isso.

    MICHEL BASTA

    Ganso ficou em São Paulo fazendo fortalecimento muscular e Muricy escalou três volantes para proteger Michel Bastos. Basta! Desde outubro, o lateral de Dunga na Copa de 2010 é o melhor armador do São Paulo. Ontem, marcou o primeiro gol e deu o passe para Luís Fabiano fazer o segundo.

    PROMISSOR

    A melhor estreia no Paulistão desde os 5 x 1 sobre o Mogi. E dois jogadores por posição, incluídos dois possíveis reservas para Valdivia. Alan Patrick seria armador contra o Audax. Sem condição legal, jogou Robinho. Bem! Outra boa notícia é Allione. Com um time bem montado, ele será muito útil.

    pvc

    pvc

    É jornalista desde os 18. Cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014. Hoje, também é comentarista. Escreve aos domingos
    e segundas-feiras.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024