• Colunistas

    Saturday, 18-May-2024 23:01:21 -03
    PVC

    O campeonato é pequeno

    08/03/2015 02h00

    Itaquera teve recorde de público no clássico Corinthians 2 x 0 São Paulo, 20 dias atrás. A capacidade liberada pela PM –cabe mais gente!– esgotada, apesar de o jogo começar às 22h, ter dificuldade de transporte e a população ter medo da violência.

    Não tinha mais ingresso!

    O último clássico Corinthians x São Paulo pelo Paulistão aconteceu há um ano e teve 29 mil pagantes no Pacaembu. Dez mil a menos!

    Mas vá lá... Hoje em dia, todo jogo do Corinthians em casa leva 29 mil espectadores. Então, voltemos ao último clássico no Morumbi: segundo turno do Brasileirão 2013, pontos corridos e 50 mil pagantes.

    Vamos à última vez pelo Paulistão no Morumbi, então... Foi na semifinal de 2013. Semifinal!!! Só 29 mil espectadores!!!

    Não, aqui não se vai fazer uma provocação simples a favor dos pontos corridos e apontar para quase o dobro de público no segundo turno de 2013 em comparação com o mata-mata do Paulistão do mesmo ano.

    A proposta é falar sério, pensar profundamente sobre as razões que fazem o público se interessar ou fugir de um jogo, no estádio e na TV.

    No final dos anos 80, muita gente defendia a tese de que o Brasileirão era melhor do que o Estadual, porque era preferível ver Corinthians x Vasco a Corinthians x Mogi Mirim.

    E então não se fez nem uma coisa nem outra. Transformou-se Corinthians x Vasco numa espécie de Corinthians x Mogi Mirim.

    É claro que o Vasco é maior, mas semana passada 29 mil corintianos pagaram ingresso para ver a vitória sobre o Mogi. O último Corinthians x Vasco, em 2013, teve 19 mil (!?) no Pacaembu. No mesmo ano, São Paulo x Vasco levou 8.000!

    Ah, sim, o Eurico Miranda vai dizer que mataram o Vasco. Não! Mataram o futebol brasileiro.

    Mas jogo grande continua tendo público grande, mesmo que não existam mais jogos com 100 mil torcedores, porque não existe mais estádio com 100 mil lugares.

    Volte no tempo. Sabe qual foi o público do primeiro Corinthians x São Paulo da história do Brasileirão, em 1971? Pode chutar, 120 mil, 100 mil, 90 mil...

    Errou longe! Eram 31 mil. O jogo era do mesmo tamanho da partida de hoje, ou seja, levava o nada ao lugar nenhum. Então, o público foi igual ao dos Corinthians x São Paulo que não comovem.

    No Brasil, jogo grande lota estádio e jogo pequeno deixa estádio a meia carga. Sempre foi assim. Pode ser pontos corridos ou mata-mata. Se o jogo é importante, o cara vai! Se não gosta de multidão, liga a televisão.

    E se desliga a TV não é culpa do futebol. O "Fantástico" dá menos audiência do que antes, porque você pode ir para o computador ou ver um bom filme de graça sem sair da sua sala.

    O que precisa mudar é a incapacidade para organizar um grande campeonato. É simples e rápido. Basta trabalhar certo.

    E você: vai ver São Paulo x Corinthians hoje?

    pvc

    pvc

    É jornalista desde os 18. Cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014. Hoje, também é comentarista. Escreve aos domingos
    e segundas-feiras.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024