• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 16:10:18 -03
    PVC - Paulo Vinicius Coelho

    A casa é sua

    03/08/2015 02h00

    Palmeiras, Flamengo e Internacional frustraram suas torcidas e não venceram jogando em casa, em seus estádios cheios. O Flamengo recebeu 61 mil espectadores, o maior público presente do Brasileirão em dois anos. Em 160 jogos do Brasileirão, 45% terminaram sem vitória do mandante.

    É muita coisa.

    Não é simples explicar o fenômeno, porque na Inglaterra o número de fracassos dos mandantes é ainda maior. Lá, imagina-se, o desequilíbrio torna mais difícil para clubes como Sunderland, Southamptou ou West Ham ganharem de poderosos como Manchester United, Manchester City e Chelsea.

    Aqui, a lógica só pode ser a estruturação das equipes.

    O Palmeiras jogou apenas vinte minutos de futebol convincente contra o Atlético-PR, pareceu sofrer com o calor e depois perdeu-se contra a boa marcação rubro-negra. No pouco tempo de qualidade, o mérito era o deslocamento dos três meias e a pressão para recuperar a bola no ataque, logo depois de perdê-la.

    Quando o Atlético melhorou, o volante Otávio foi impecável (veja o posicionamento ao lado). Foi dele o melhor índice de passes certos.

    Editoria de Arte/Folhapress

    O Flamengo disputou bom primeiro tempo, escalado no 4-1-4-1. Émerson aberto pela direita, Everton pela esquerda, abriam a defesa do Santos e criavam oportunidades de gol. Dorival Júnior mexeu bem no intervalo. Perdeu combatividade sem o volante Paulo Ricardo, mas melhorou a saída de jogo com Lucas Lima como segundo homem de meio de campo.

    Talvez o índice de fiascos dos mandantes do Brasileirão fosse idêntico, mesmo que houvesse times mais organizados. Na Espanha, os mandantes ganharam 171 partidas de 380 disputadas na temporada passada. No Brasil, 172 vezes.

    Mas é justo lembrar como os melhores times do Brasil quase não perdem em casa. O Cruzeiro bicampeão caiu duas vezes como mandante em cada uma das duas campanhas vencedoras.

    O Atlético só perdeu uma vez no Independência neste Brasileirão – contra o Cruzeiro.

    Dos paulistas, só o São Paulo está invicto em casa e o Palmeiras perdeu com estádio lotado pela segunda vez. O Allianz Parque desmente todas as análises conservadoras. O estádio ontem estava lindo e lotado, por público de todos os tipos e que incentivou o tempo inteiro. No cenário perfeito, só uma coisa faltou: o time confiável.

    "Eles jogaram fechados", disse Marcelo Oliveira. "Nossos jogadores importantes que não atuaram bem", completou.

    O Palmeiras tinha jogado muito bem contra o Vasco e muito mal contra o Santos. Otimamente como visitante, pessimamente como mandante. Diferente do Atlético-MG, igual ao Flamengo, o Palmeiras monta a equipe durante a campanha do Brasileirão.

    Um preço a pagar é perder pontos bobos dentro de casa.

    pvc

    pvc

    É jornalista desde os 18. Cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014. Hoje, também é comentarista. Escreve aos domingos
    e segundas-feiras.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024