• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 08:55:18 -03
    PVC - Paulo Vinicius Coelho

    Os dois tabus

    27/09/2015 02h00

    O tabu mais famoso da história registrou 22 partidas de Campeonato Paulista sem vitórias do Corinthians sobre o Santos. Importante ressaltar que, entre 1957 e 1968, o Corinthians ganhou quatro vezes do Santos, três pelo Rio-São Paulo, uma pela Taça São Paulo.

    O Palmeiras não vence o São Paulo no Morumbi há 13 anos, 21 jogos. Empatará a escrita corintiana contra o Santos de Pelé, se não ganhar hoje.

    Tem gente que nem liga ou sabe da sina que se iniciou em março de 2002, quando Alex fez gol de placa, definido por Rogério Ceni como o mais belo que sofreu na carreira.

    Alex recebeu passe do centroavante Christian. Teve reflexo: "Eu fui salvar o passe errado, porque o Christian deu a bola muito atrás", lembra o craque, 13 anos depois.

    O erro virou golaço.

    Alex conta ter percebido o bote do zagueiro Émerson, que liderava a saída da defesa. Era o último homem antes de Rogério e isso deu ao camisa 10 a ideia do primeiro chapéu. "Aí, abaixei os olhos e vi o Rogério saindo.

    Pode perceber que o segundo chapéu é mais alto, para encobri-lo", diz o autor da obra-prima.

    Alex não fez só um gol de placa. Foi gol de outdoor, com mensagem provocativa paga por um palmeirense e colocado em frente ao CT do São Paulo dois dias depois da jogada fantástica. Hoje a brincadeira seria impensável por causa da Lei Cidade Limpa, criada em 2007 pelo prefeito são-paulino Gilberto Kassab.

    O futebol consagrou a palavra tabu para definir estes longos jejuns sem vitórias de um rival contra outro. No dicionário, tabu tem outros significados. O mais parecido com a definição boleira é feitiço.

    As 13 vitórias e os oito empates do São Paulo contra o Palmeiras no Morumbi representam a primeira grande história desde o retorno dos clássicos com mando de campo. Pacaembu e Morumbi receberam os maiores jogos entre Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo entre 1940 e 2009, com raras exceções.

    Nas décadas de 20 e 30, o Palmeiras goleou o Corinthians por 8 x 0 no Parque Antarctica e o Corinthians enfiou 11 x 0 no Santos na Vila Belmiro. Jogar cada um no seu campo não é uma volta no tempo. Talvez um avanço, para produzir o processo de fidelização de torcedores e ter médias de público superiores a 30 mil, como Palmeiras e Corinthians têm.

    Ou para criar curiosidades para falar de futebol na rua, no trabalho e no boteco.

    Desde 2009, quando o Palmeiras visitou o Morumbi como líder do Brasileirão, não havia tanta chance de o tabu terminar. Seja hoje ou não, vai haver notícia.

    O São Paulo vai empatar o tabu de 22 jogos do Santos de Pelé... Ou haverá um herói. Em menor escala, um similar de Paulo Borges, que encerrou a angústia corintiana contra o Santos de Pelé

    pvc

    pvc

    É jornalista desde os 18. Cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014. Hoje, também é comentarista. Escreve aos domingos
    e segundas-feiras.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024