• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 04:02:57 -03
    PVC - Paulo Vinicius Coelho

    O embrião da mudança

    10/04/2016 02h00

    A reunião de semana passada para discutir a Liga Sul-Americana registrou dois fatos marcantes. O primeiro foi a volta do São Paulo à posição de protagonista político. O Morumbi foi escolhido como sede do encontro, por sua estrutura, mas também porque o clube impôs a si mesmo o papel de anfitrião.

    Fundador do Clube dos 13 em 1987, o São Paulo não se colocava à frente de grandes movimentos de clubes desde a atuação de Juvenal Juvêncio para fazer Fábio Koff ganhar a briga conta a CBF, na eleição para a presidência do Clube dos 13, em 2010.

    Nunca mais!

    "Este encontro foi um momento de união dos clubes para a criação da Liga Sul-Americana, mas temos um ruído aí", afirma o presidente do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco.

    Os presidentes do Boca Juniors, River Plate, Nacional e Peñarol pisaram no maior estádio paulista e foram os primeiros a perceber o segundo fato relevante do encontro. Os 12 maiores times brasileiros estavam representados e absolutamente unidos em questões decisivas sobre a reforma da Libertadores.

    O tal ruído é um ponto sobre o qual os clubes brasileiros não abriram mão: a sede da nova Liga Sul-Americana ser na cidade de São Paulo. Argentinos e uruguaios deixaram o país acusando o Brasil de arrogância, mas a intransigência foi um símbolo de unidade. Foi a primeira vez desde a ruptura do Clube dos 13 que 12 dirigentes juntos fecharam questão sobre alguma coisa.

    Ter a sede da Liga Sul-Americana na maior cidade da América Latina é um símbolo, para eles, de que não haverá uma estrutura política similar à da Conmebol. A nova liga tem de ser moderna. Estar na cidade que mais movimenta dinheiro no continente é emblemático.

    Mesmo que o projeto não avance em relação à Libertadores, o embrião de unidade dos 12 clubes pode levar a decisões sóbrias sobre o projeto mais relevante.

    O maior campeonato da América Latina precisa ser o Brasileiro. A discussão sobre como ter a Libertadores mais organizada e rentável sempre vai esbarrar na incapacidade dos países mais pobres, como Peru e Bolívia, de se adequarem às condições necessárias para ter uma Champions League da América.

    O Campeonato Brasileiro, não. É mais possível fazer no Brasil um torneio adequado às condições das principais ligas da Europa. Inferior à Premier League, mas próxima do Campeonato Espanhol em organização. Ser relevante.

    Relevância não significa ter os principais jogadores do mundo, como Real Madrid e Barcelona, mas ter jogos importantes no cardápio das emissoras de TV da Europa.

    Em fevereiro, o clássico Palmeiras x Santos foi transmitido ao vivo em toda a Inglaterra. Não é o único caso, mas o Brasil ainda entra na grade das emissoras europeias como complemento de grade de programação. O tratamento é diferente do que as emissoras brasileiras dão aos campeonatos inglês e espanhol.

    O processo de internacionalização está mais próximo, mas ainda muito distante do que precisa acontecer.

    A união dos 12 maiores clubes do Brasil revelada na reunião do Morumbi pode ser o embrião dessa mudança. Quem sabe para ter um Brasileirão de verdade.

    pvc

    pvc

    É jornalista desde os 18. Cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014. Hoje, também é comentarista. Escreve aos domingos
    e segundas-feiras.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024