• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 12:25:51 -03
    Quebra Cabeça

    Por que 'tirar sarro' do diferente?

    29/03/2014 00h01

    O João tem oito anos e quer saber por que algumas crianças "tiram sarro" e irritam quem elas acham que é diferente.

    Não é só o João que precisa entender isso. A Larissa, o Pedro, a Maria Eduarda, o Guilherme e muitas outras crianças que já foram provocadas também querem saber por que isso acontece.

    Algumas receberam apelidos dos quais não gostaram; outras viram seus colegas "tirando sarro" delas e se sentiram humilhadas; e ainda há crianças que nem entenderam por que viraram motivo de piada, ficaram tristes e, sozinhas, choraram em algum canto.

    Por que elas são diferentes, na visão dos colegas? Algumas porque usam óculos, outras porque são um pouco desajeitadas ou com mais peso, algumas não conseguem jogar futebol como as outras, e muitas porque não usam o mesmo tênis ou roupa que os colegas, por exemplo.

    Sabe o que acham as crianças que colocam os apelidos, tiram sarro e irritam as outras? Elas pensam que isso não é nada demais, que é só uma brincadeira de mau gosto. Elas nem se dão conta de que magoam muito os colegas.

    Brincadeira é uma coisa boa, que dá uma sensação de gostosura. Essa palavra não combina com mau gosto. Não mesmo! Então, que tal jogar no lixo essa expressão "brincadeira de mau gosto"? Vai fazer um bem danado a todo mundo.

    Ninguém é igual a ninguém. Todo mundo tem alguma diferença -e isso é que dá graça ao mundo.

    Já pensou como seria chato se todos fossem iguaizinhos, se comportassem e pensassem do mesmo modo? Diferença não é defeito, e o normal não é ser igual aos outros.

    As crianças que sofrem provocação precisam de ajuda. Se você passa por isso ou vê um colega passar, peça ajuda a um adulto.

    E quem provoca também precisa de ajuda. Afinal, quem gosta de conviver com um colega que age assim?

    Beck
    Beck

    *

    Escreva para folhinha@uol.com.br com dúvidas, comentários e sugestões para a coluna; coloque nome, idade e "Quebra-Cabeça" na linha de assunto.

    Quebra-Cabeça

    Escreveu até abril de 2016

    por rosely sayão

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024