• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 13:27:05 -03
    Quebra Cabeça

    Como resolver nossos problemas?

    18/04/2015 00h01

    "Mãe, cadê minha camiseta amarela?", "Manhê, o que eu faço agora?", "Pai, posso ir na casa da Alice?", "Mãe, me ajuda na lição de casa?", "Pai, como eu passo de fase nesse jogo?", "Pai, aumenta minha mesada?".

    Aposto que você já disse coisas parecidas a essas milhares de vezes, não é? É normal, pois essas frases indicam a necessidade da ajuda dos pais.

    Uma coisa que acontece bastante é a gente pensar que precisa de auxílio, mas, na verdade, ele não ser tão necessário assim. Quer ver? Encontrar a roupa que queremos vestir é algo que é possível fazer sozinho.

    Eu sei que dá a maior preguiça, que leva tempo e que basta sua mãe chegar no quarto que ela acha a roupa na hora. Mas essa é uma tarefa que dá para fazer sem a ajuda de ninguém.

    Há situações, porém, em que você precisa mesmo da ajuda de seus pais ou, se estiver na escola, de um adulto que trabalhe por lá. Pode ser a professora, o inspetor, a moça da limpeza, a coordenadora, a diretora ou qualquer profissional.

    O importante, nesses casos, é entender que existem problemas que uma criança não consegue resolver sozinha e que, às vezes, é importante pedir ajuda.

    Isso pode acontecer em um dia em que estamos nos sentindo meio estranhos, com uma dor que nem sabemos direito de onde vem, por exemplo. Aí é hora de procurar um adulto e tentar explicar o que estamos sentindo para que ele providencie o que for necessário para nos ajudar.

    Ou então você pode ter um ou mais colegas que, em todo santo recreio, ficam zoando de suas brincadeiras, do seu lanche, do seu cabelo. Também em situações como essas é necessário a ajuda de um adulto.

    Não tente resolver o problema na porrada nem fique calado, sofrendo em silêncio, porque assim a situação só piora.

    Vamos fazer um combinado: quando você estiver encrencado e não souber encontrar uma boa saída, peça a ajuda de um adulto de confiança.

    Alexandre Beck
    Tira da Folhinha de 18 de abril de 2015 - Armandinho
    Alexandre Beck
    Tira da Folhinha de 18 de abril de 2015 - Armandinho

    *

    Escreva para folhinha@uol.com.br com dúvidas, comentários e sugestões para a coluna; coloque nome, idade e "Quebra-Cabeça" na linha de assunto.

    Quebra-Cabeça

    Escreveu até abril de 2016

    por rosely sayão

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024