• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 04:02:21 -03
    Quebra Cabeça - Rosely Sayão

    O que você quer de Dia da Criança?

    03/10/2015 02h00

    O Dia da Criança está chegando! Uau! Você está animado? Ansioso? Ou não está nem aí?

    Há crianças que ficam muito entusiasmadas com a data, pois provavelmente farão um programa divertido com os pais. Que presente da hora, hein?

    Outras ficam ansiosas porque sabem que irão ganhar um brinquedo, mas ainda não sabem qual –os pais sempre preparam uma surpresa. Será uma das boas ou nem tanto?

    E há aquelas que não estão nem aí para o Dia da Criança, já que todo ano ganham um presentinho aqui, outro ali, mas não ligam muito para isso.

    Nesse dia, todas as crianças deveriam pensar em outras coisas, e não apenas nos presentes. Afinal, ser criança dura pouco, bem pouco: 12 anos.

    Ser criança hoje é difícil -quase todas têm até agenda por causa de tantos compromissos! Criança precisa de tempo e de espaço para brincar, afinal quem não brinca não tem infância.

    E, além de pensar na maneira de ser criança, é preciso lembrar também que toda criança tem direitos garantidos por lei e também deveres, sabia disso?

    Em nosso país, essas leis de proteção à infância (e à adolescência também) estão reunidas em um documento chamado Estatuto da Criança e do Adolescente, que completou 25 anos em julho –a "Folhinha" fez até uma reportagem de capa sobre isso na época.

    Sabe a Turma da Mônica? Ela também explica o Estatuto, que também é conhecido por ECA, em uma revista em quadrinhos.

    E não precisa comprar: é só pedir a um adulto que a procure na internet, no site da Unicef, e baixar. Pronto: acompanhando as explicações da turma, você vai ficar por dentro da maioria das leis que defendem os direitos das crianças e dos adolescentes.

    Aí é possível fazer algumas perguntas. Por exemplo: sabia que as crianças não podem trabalhar? Mas será que, em nosso país, nenhuma trabalha? E eu falo de trabalho duro, com horário e coisa e tal, coisa de adulto mesmo.

    O melhor presente que você pode dar a si mesmo no Dia da Criança é saber um pouco mais sobre seus direitos e os deveres!

    *

    Escreva para folhinha@uol.com.br com dúvidas, comentários e sugestões para a coluna; coloque nome, idade e "Quebra-Cabeça" na linha de assunto.

    Quebra-Cabeça

    Escreveu até abril de 2016

    por rosely sayão

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024