• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 10:03:22 -03
    Quebra Cabeça - Rosely Sayão

    Sua escola ouve os alunos?

    17/10/2015 02h00

    Sua escola exige que os alunos usem uniforme? Todos precisam usar, ou os mais velhos podem ir com qualquer roupa?

    Você sabe por que usa-se uniforme ou por que a maioria das escolas tem esse costume? Sua professora já conversou com sua classe sobre esse assunto?

    Qual é a sua opinião sobre o uniforme do colégio? Ele é confortável e bonito? Ou você tem outras ideias sobre como ele poderia ser? Acha que é preciso ter mais cores, por exemplo?

    Algumas escolas já mudaram o uniforme porque decidiram ouvir a opinião dos alunos. Algumas fizeram até concurso, com votação, para que os estudantes participassem da escolha.

    E qual a sua opinião sobre a agenda, que quase todas as escolas utilizam? Você usa, ou é sua mãe ou seu pai que mais a utilizam para consultar todos os dias e saber das suas tarefas?

    A agenda pesa muito na mochila? A capa dela é dura, flexível, bonita? Parece uma agenda de criança ou a de um adulto?

    Afinal, para que serve a agenda? Ela é útil na organização dos estudos? Na escola, eles ensinaram a usar esse caderninho? Ou só ficam dizendo o que você deve escrever nele?

    Se reparar bem, vai perceber que nunca parou para pensar na utilidade nem nos motivos de muitos assuntos relacionados à escola que afetam diretamente a sua vida. Simplesmente faz o que mandam fazer e pronto. Às vezes nem faz, mas aceita o dever sem nem imaginar que poderia participar mais.

    Em algumas escolas, há um horário semanal reservado para a professora ouvir o que os alunos têm a dizer sobre tudo o que acontece na escola. Às vezes eles reclamam sem razão, mas há casos em que as queixas têm todo o fundamento. Nesses casos, os estudantes podem dar boas sugestões.

    Porém, mais importante do que a escola aceitar o que os alunos dizem, é ela ouvir o que eles pensam. É assim que um colégio pode ficar melhor para os alunos. Que tal você sugerir essa conversa em sua classe?

    *

    Escreva para folhinha@uol.com.br com dúvidas, comentários e sugestões para a coluna; coloque nome, idade e "Quebra-Cabeça" na linha de assunto.

    Beck
    Folhinha - Tirinha do Armandinho ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***

    Quebra-Cabeça

    Escreveu até abril de 2016

    por rosely sayão

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024