• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 06:48:32 -03
    Quebra Cabeça - Rosely Sayão

    Vamos fazer a retrospectiva do seu ano?

    26/12/2015 02h00

    O ano está acabando e você já está de férias. Pode ser que seus planos sejam viajar com a família –ou até sem ela; pode ser que sejam visitar seus avós, brincar muito, essas coisas boas de fazer nas férias.

    Mas hoje vou pedir que deixe de pensar no que irá fazer para refletir um pouco sobre o que fez em 2015, este ano que quase já passou. Sabia que é possível aprender muita coisa lembrando-se do que não deu certo, do que provocou consequências negativas, dos erros que cometeu?

    Se aconteceram fofocas, brigas, mal entendidos com seus colegas e amigos, é bom pensar nas atitudes que teve para que isso acontecesse. De alguma maneira, elas devem ter colocado lenha na fogueira, não é?

    Então, lá vai um bom aprendizado para o próximo ano: é melhor ser gentil e amigável com os colegas do que valentão. A gente precisa perdoar algumas coisas, outras deixar quieto. Assim colaboramos para que a vida de todos seja boa.

    Não aprendeu muito na escola no ano que passou? Se, nessa reflexão, perceber que é preciso mais esforço de sua parte para encarar o desafio que é aprender coisas que a gente ainda não sabe, não tem problema.

    E eu sei que você é craque em desafios! Então, não desista de aprender mais no próximo ano. E saiba que, quando a gente erra, é quando aprendemos mais!

    E a relação com seus pais, como foi? Falou alto com eles, resmungou, dirigiu a eles algum palavrão?

    Isso é preciso aprender: é normal conversar, protestar, contar os seus sentimentos e até não concordar com eles, mas sempre na base da conversa –nunca da briga ou da falta de educação. Os pais precisam ser respeitados.

    Se parar para pensar mais no que não foi bom para sua vida, sua família, sua escola ou colegas, e, principalmente, qual foi sua participação nisso, você vai conseguir aprender mais.

    Desejo que suas férias sejam muito legais! As minhas, que começam hoje, certamente serão!

    *

    Escreva para folhinha@grupofolha.com.br com dúvidas, comentários e sugestões para a coluna; coloque nome, idade e "Quebra-Cabeça" na linha de assunto.

    Alexandre Beck
    tira de armandinho 26 dezembro

    Quebra-Cabeça

    Escreveu até abril de 2016

    por rosely sayão

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024