• Colunistas

    Tuesday, 07-May-2024 15:34:15 -03
    Quebra Cabeça - Rosely Sayão

    Já te chamaram de 'pré-adolescente'?

    27/02/2016 02h00

    Se você tem entre 9 e 12 anos, mais ou menos, já foi chamado de "pré-adolescente", não foi? Pensou no que isso significa? Já ouviu falar em "pré-adulto"? Ou então em "pré-criança" ou "pré-velho"? Que coisa mais esquisita essa de "pré-adolescente", não acha? Eu acho.

    Quando as pessoas usam a expressão "pré-adolescente", elas querem chamar a atenção para mudanças que acontecem nessa idade.

    Crianças começam a deixar a infância para chegar à adolescência. Como essa transição pode demorar um pouco, não é mais fácil entender que, mesmo nessa fase, crianças continuam sendo crianças?

    Claro que você pode sentir emoções que os adolescentes já sentem ou perceber mudanças no corpo durante esse período. Tem horas em que quer brincar, mas em outras acha isso "criancice".

    Mesmo assim, você continua sendo uma criança!

    Já vi uma garota de nove anos dizer para a mãe: "Eu não sou mais criança, sou 'pré-adolescente'!", com o maior orgulho. Ela disse isso para tentar convencer a mãe a deixá-la fazer alguma atividade.

    Só que a mãe não se convenceu e disse para a filha que ela ainda era pequena, e ponto final.

    Tem essa, ainda. Nessa idade, de vez em quando dá vontade de brigar com os pais, mesmo sem motivo. O filho de uma amiga, de dez anos, discutiu com ela porque queria ir ao shopping sozinho, sem nenhum adulto.

    Ela não deixou e, no final das contas, depois de todo o bate-boca e do chororô, o menino disse para a mãe que, na verdade, nem queria ir. É um quebra-cabeça passar por essa fase, não é?

    Sei que você pode ter vontade de crescer rapidamente para poder fazer coisas que os maiores podem, e as crianças ainda não.

    Mas vou contar uma coisa: você só tem mais ou menos 12 anos para ser criança. É melhor aproveitar bem essa fase, sem ter pressa, porque, quando ela acabar, não dá para voltar.

    Quebra-Cabeça

    Escreveu até abril de 2016

    por rosely sayão

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024