• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 08:48:16 -03
    Quebra Cabeça - Rosely Sayão

    Você se sente pressionado na escola?

    05/03/2016 02h00

    A sua escola tem provas? Mal o ano começou e já existe muita criança estudando para caramba por causa dos testes escolares!

    E lição de casa? Tem aluno que passa uma hora (ou até mais!) debruçado sobre os deveres que precisam ser feitos fora do horário letivo.

    Quando você vai fazer uma prova, é comum sentir uma coisa esquisita, que às vezes dá dor de cabeça, dor de barriga, deixa o corpo um pouco estranho?

    Tem gente que sofre tanta pressão por causa da vida escolar que acaba ficando doente, sabia disso?

    Muitos pais e muitas escolas pressionam demais os alunos para que estudem muito, aprendam rapidamente uma série coisas, tenham sempre boas notas e errem pouco ou quase nada, por exemplo.

    Existe criança que leva essa pressão numa boa: não deixa que ela atrapalhe a vida. Mas há outras que se sentem tão pressionadas que acabam exigindo muito de si mesmas.

    Resultado? Mal-estar, doenças, e algumas problemas que podem ser sérios.

    Nessas horas, nem sempre os pais ou as escolas percebem isso. Até a criança pode não saber direito por que se sente tão mal, sem se dar conta de que tudo o que está ocorrendo é por causa da pressão.

    Toda menina e menino precisa (precisa mesmo!) ter horários livres. Pode ir à escola, pode ter lição de casa, pode fazer atividades extracurriculares, o que for –desde que sobre tempo para brincar, sozinho ou com colegas, pensar, não fazer nada, encontrar soluções para seus problemas... Ou seja, para qualquer coisa que não seja uma obrigação.

    Se você perceber que está com muitas atividades, sentindo-se muito pressionado –e que isso faz você se sentir desanimado, um pouco triste, com dores, mas sem ter doença alguma, fale com seus pais.

    Pode ser que seja fruto de muita pressão ou exaustão. E, na escola, faça a mesma coisa: há professores que nem percebem que pressionam demais seus alunos.

    Sua família e sua escola podem ajudar!

    Quebra-Cabeça

    Escreveu até abril de 2016

    por rosely sayão

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024