• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 19:47:32 -03
    Painel das Letras

    Thriller em Paraty

    15/03/2014 03h00

    O suíço Joël Dicker, 28, autor de um dos livros mais comentados na Europa nos últimos anos, "Le Vérité sur l'Affaire Harry Quebert" (a verdade sobre o caso Harry Quebert), vem para a Flip, que neste ano vai de 30 de julho a 3 de agosto. O thriller de 670 páginas sobre um escritor que investiga um crime envolvendo seu mentor intelectual conquistou ao mesmo tempo a crítica (vencendo em 2012 o Grande Prêmio do Romance da Academia Francesa) e o público (desbancando "Cinquenta Tons" nas listas europeias) antes se ser adquirido por valor milionário pela Penguin americana. No Brasil, o livro sai em maio pela Intrínseca.

    Roteiristas 2.0
    Uma atração paralela da festa literária de Paraty, aliás, deve crescer neste ano: a Casa do Autor Roteirista poderá captar até R$ 837 mil via Lei Rouanet. Na estreia, em 2013, os curadores Newton Cannito e Thelma Guedes alugaram uma casa por conta própria e chamaram amigos como Luiz Fernando Carvalho e José Wilker para as leituras.

    Os nomes desta edição não foram divulgados, mas o projeto inclui passagens para convidados de Chile, Portugal e EUA. Curioso, na proposta apresentada ao MinC, é o item acessibilidade.

    Os organizadores prometem garantir acessos para cadeirantes caso a cidade, conhecida pelas ruas de pedras irregulares, "não esteja totalmente preparada".

    Clássico

    Reprodução

    A celebrada série 'Moomin', da finlandesa Tove Jansson (1914-2001), será editada pela Autêntica a partir de 2015; cinco obras, como 'The Book about Moomin, Mymble and Little My' (acima), estão definidas

    O crítico e o filósofo
    O crítico e ficcionista argentino Ricardo Piglia e o filósofo político americano Michael Sandel estarão na quarta edição paulistana do Fronteiras do Pensamento, que começa em 15/5 vai até novembro, na Sala São Paulo.

    Piglia vem só no fim do ano, mas, ainda neste mês, marca presença com seu mais recente romance, "O Caminho de Ida" (Companhia das Letras), que examina a violência nos EUA. Sandel, autor do hit "Justiça" e professor de concorrido curso homônimo em Harvard, lançou em 2013 "Contra a Perfeição" (Civilização Brasileira).

    Barreiras
    Há um ano no mercado, a independente Bateia pode encerrar trabalhos. Com três infantis lançados, a editora não conseguiu entrar nas livrarias. Agora, negocia com uma grande casa carioca o repasse de dois livros traduzidos, "Um Ano", do chileno Juan Emar, e "Nostalgia", do romeno Mircea Cartarescu.

    Barreiras 2
    A coleção "Livros do Penta", que inclui um inédito do mexicano Juan Pablo Villalobos, e o vencedor do concurso "Originais na Bateia", a ser anunciado no dia 31, devem ser adiados e sair só sob demanda. A aposta agora está toda em "Acorn", de Yoko Ono, que acaba de sair da gráfica.

    Escravidão
    Enquanto a edição da Companhia das Letras para "12 Anos de Escravidão", de Solomon Northup, chega às listas, outro relato do gênero busca editora no país.

    Escravidão 2
    "Autobiografia", que o cubano Juan Francisco Manzano (1797-1854) escreveu em 1835, com ajuda de um grupo de literatos, foi traduzido por Alex Castro, organizador de edição da obra completa abolicionista de Castro Alves, a sair pela Hedra neste ano.

    Para exportação
    A edição de abril da McSweeneys, a revista literária criada por Dave Eggers, terá contos de Joca Reiners Terron, Bernardo Carvalho e Carol Bensimon. O volume, todo voltado a latino-americanos, incluirá ainda textos de Alejandro Zambra e Santiago Roncagliolo, entre outros.

    Para exportação 2
    Já a primeira edição da "Granta" em Israel, prevista para maio, terá o conto "Evo Morales", de Ricardo Lísias, junto a narrativas de Roberto Bolaño e Nadine Gordimer.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024