• Colunistas

    Saturday, 18-May-2024 10:48:46 -03
    Painel das Letras

    Mann repaginado

    28/06/2014 02h00

    MARCO RODRIGO ALMEIDA (interino)

    A obra ficcional completa de Thomas Mann (1875-1955), um dos principais nomes da literatura do século 20, será publicada pela Companhia das Letras a partir do ano que vem. A editora vai iniciar a série de reedições do escritor alemão, vencedor do prêmio Nobel em 1929, com alguns de seus principais livros: "A Montanha Mágica", "Morte em Veneza", "Tonio Kröger", "Doutor Fausto" e "As Confissões de Felix Krull". Para os próximos anos, a Companhia planeja uma coletânea de contos e a adaptação de algum romance para HQ, a ser realizada por um quadrinista brasileiro. Já parte da produção ensaística de Mann é editada no Brasil pela Zahar.

    Brasileiros em Berlim

    Uma exposição na livraria alemã Mundo Azul, especializada em literatura infantojuvenil, vai homenagear artistas brasileiros.

    A mostra, chamada "Acrobatas das Formas", irá reunir esboços e desenhos de livros como "Os Pontos Cardeais Acrobatas" (texto e ilustração de Andrés Sandoval) e "O Jarro da Memória" (texto de Claudio Galperin, ilustração de Laura Teixeira), ambos publicados pela editora Cosac Naify.

    Trabalhos de Daniel Bueno e Mariana Zanetti, entre outros, também serão contemplados. A exposição em Berlim ficará em cartaz do dia 3 de julho até 31 de agosto.

    Laura Teixeira
    Desenho de Laura Teixeira em mostra na Alemanha
    Desenho de Laura Teixeira em mostra na Alemanha

    Migração de sebos

    A crise entre diversos sebos do país e a Estante Virtual, iniciada depois que o portal aumentou suas taxas sobre as vendas, está fortalecendo sites concorrentes.

    No começo do mês, a Estante Virtual elevou sua comissão de 6% para 8% a 12%. Também estabeleceu o preço mínimo de R$ 2,50 por título.

    Desde então, diversos sebos começaram a procurar outras opções de sites de vendas. O Livronauta, por exemplo, recebeu nas duas últimas semanas o catálogo de 200 livreiros, o que elevou suas vendas em 30%.

    O site atraiu livreiros insatisfeitos ao prometer taxas de comissão de 5% pelos próximos dez anos.

    Apesar dessa movimentação, vendas ainda são fracas fora da Estante Virtual, que detém cerca de 95% do mercado de livros usados na internet.

    Amazon encurralada

    Já na Europa, a guerra do mercado editorial da semana ocorreu entre as livrarias e a Amazon. Na terça (24), a associação de livrarias da Alemanha anunciou um processo contra a varejista americana por chantagem em suas práticas comerciais e por abuso de posição dominante.

    Na França, o parlamento aprovou na quinta (26) um projeto de lei que proíbe o frete grátis e limita o desconto da venda on-line de livros a 5%. O objetivo é evitar que as gigantes da internet, como a Amazon, derrubem o faturamento das lojas físicas.

    No Brasil, o mercado especula que a Amazon começará a vender livros físicos depois da Copa, entre fins de julho e começo de agosto.

    Por enquanto, editoras e distribuidoras afirmam que as negociações estão tranquilas. Muitos temem, porém, que em breve a Amazon comece a pressionar as empresas daqui para conseguir maiores descontos.

    *Bienal *

    O autor americano Hugh Howey vai participar de debate da Bienal do Livro de São Paulo no dia 24 de agosto. Howey é autor de "Silo"(Intrínseca), trama distópica na qual o ar ficou contaminado e os homens vivem em abrigos subterrâneos.

    Bienal 2

    Ruth Rocha, Ziraldo e Eva Furnari irão compor mesa (no dia 28 de agosto) sobre literatura infantojuvenil que promete atrair muitos leitores no evento literário. A mediação será do professor da Unicamp João Luís Ceccantini.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024