• Colunistas

    Sunday, 19-May-2024 15:41:57 -03
    Painel das Letras

    O peso do catálogo

    09/08/2014 02h00

    MARCO RODRIGO ALMEIDA (interino)

    A Nielsen BookScan, empresa que compila informações do meio editorial, concluiu um relatório de seu primeiro ano de atividade no Brasil. Um resumo foi apresentado em seminário promovido pelo portal PublishNews. Segundo a pesquisa, o mercado editorial brasileiro faturou R$ 1,3 bilhão e lançou 37 milhões de exemplares entre julho de 2013 e junho deste ano.

    Um dado mais curioso aponta a relação entre o catálogo e o faturamento das editoras. O grupo Record tem o maior catálogo ativo do país —em um ano, vendeu ao menos um exemplar de 8.658 livros diferentes.

    O peso do catálogo 2

    Em seguida, numa lista composta por 40 editoras, vem o Grupo Gen (4.057), que atua na área de conteúdos científicos, técnicos e profissionais, e a Companhia das Letras (3.532).

    Quando se divide o faturamento da editora pelo número de títulos disponíveis para venda, porém, o ranking é completamente diferente. A Intrínseca é campeã.

    A editora tem um catálogo bem mais enxuto (apenas 89 títulos ativos), mas composto por grandes sucessos, entre eles "Cinquenta Tons de Cinza", "A Culpa É das Estrelas" e a saga "Crepúsculo". Já a Record, no balanço faturamento/catálogo ativo, ocupa a 43ª posição. A Companhia das Letras fica em 27º lugar.

    Vale ressaltar que a Intrínseca existe há apenas 11 anos, contra 72 da Record. Uma empresa mais velha acaba, invariavelmente, acumulando um acervo maior.

    Cadê Bakunin?

    Divulgação
    Frase estampada em camisa produzida pela Hedra
    Frase estampada em camisa produzida pela Hedra

    Depois de protestos no Rio, por que não participar de uma noite de autógrafos? A editora Hedra programou para a próxima quinta (dia 14) o lançamento de quatro livros de Mikhail Bakunin, com a presença e autógrafos do autor.

    Um dos mais influentes filósofos anarquistas, o russo Bakunin (1814-1876) virou motivo de piada ao ser citado em inquérito como um dos suspeitos de participar de protestos violentos no Rio.

    Depois disso, informa a Hedra, os livros do russo triplicaram as vendas.

    Aproveitando o sucesso involuntário, a Hedra decidiu realizar um debate sobre violência com o colunista da Folha Vladimir Safatle, Marcia Tiburi e Felipe Corrêa, seguido por um coquetel.

    O filósofo anarquista será representado por camisas com a frase "Eu também sou Bakunin". Os autógrafos serão cópias impressas de uma assinatura real encontrada na internet. O evento acontece na Livraria Sensorial (r. Augusta, 2.389, SP), às 18h.

    Raríssimos

    O Letra Viva, sebo de raridades no Rio, vai promover um leilão na sexta (dia 15) e no sábado (16). Dois dos itens mais preciosos são uma carta à mão de João Guimarães Rosa, de 1958, e um exemplar autografado da primeira edição da obra-prima do autor, "Grande Sertão: Veredas" (1956). Ambos serão vendidos juntos, com preço inicial de R$ 4.500.

    Raríssimos 2

    O leilão acontece na rua Ministro Viveiros de Castro, 72. Também pode ser acompanhado no site www.levyleiloeiro.com.br.

    Nova fase

    Há dois anos no mercado, a Babilonia Cultural Editorial vai expandir suas atividades. Lança até o primeiro semestre de 2015 os quatro primeiros livros da produtora, entre eles "O Rio Antes do Rio", sobre os primórdios da cidade, e um almanaque com a história cultural do Brasil.

    Nova fase 2

    Fora isso, inicia na segunda (dia 11) nova edição de um workshop sobre a produção editorial ("Bastidores do Livro"). Veja o cronograma das atividades em www.babiloniaeditorial.com.br.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024