• Colunistas

    Sunday, 19-May-2024 15:08:23 -03
    Painel das Letras

    Para quem precisa

    04/10/2014 02h00

    A ação da polícia carioca durante a Copa, com a apreensão inclusive de livros como provas contra ativistas, trouxe de volta à vida a Baderna, coleção de literatura de resistência editada no início da década passada pela Conrad. "Fiquei sensibilizado. A polícia precisa de livros, vamos dar acesso a eles para que não tenham de apreender dos ativistas", ironiza Rogério de Campos, ex-editor da Conrad e criador da Veneta, por onde sairá agora a coleção. A série começa neste mês com "A Revoada dos Galinhas Verdes" (1984), de Fulvio Abramo (1909-1994), sobre a batalha na praça da Sé que reuniu anarquistas, socialistas e comunistas contra os facistas da Ação Integralista em 1934. Reedições, como "Provos", do Matteo Guarnaccia, e "Groucho-Marxismo", de Bob Black, estão programadas.

    Outras Comédias

    Duas novas versões de "A Divina Comédia" estão programadas para 2015.

    A da Editora Unesp vem sendo traduzida por Antonio Caruccio-Caporale, que aponta como diferencial o vasto conteúdo em notas explicativas –devem ocupar dois terços do volume, segundo ele. "Sem notas, não há chance de um ser humano não toscano e não coetâneo de Dante Alighieri entender mais de 25% do que está ali. O cara lê, não entende lhufas e jamais chega ao fim —daí talvez o relativo sucesso' do Inferno' [na preferência dos leitores]", argumenta, citando a primeira parte da obra.

    Já a L&PM espera pelo trabalho de Eugenio Vinci de Moraes, que faz uma versão em prosa. "Meu trabalho segue em boa parte a linha iniciada por Hernâni Donato, que fez uma assim para a editora Cultrix no fim na década de 1970", afirma.

    Faixas em Gaza

    Reprodução

    Ilustração de Ibrahim Quraishi para 'A História de Hurry'

    Em 2008, ao perder animais por inanição ou ferimentos após um bombardeio na Faixa de Gaza, o responsável pelo zoológico local pintou faixas pretas e brancas num burro, para fazer de conta que era uma zebra, bicho mais divertido para crianças.

    A propaganda enganosa do bem inspirou "A História de Hurry: um Burrinho na Faixa de Gaza", recém lançado em inglês e prevista para este mês pela Autêntica.

    Emma Willliams e o ilustrador Ibrahim Quraishi usam o caso real para explicar a crianças o conflito entre palestinos e israelenses.

    Depois de Lezama, mais latinos

    A edição da Estação Liberdade para "Paradiso", do cubano Lezama Lima, correu o risco de não sair. A casa decidiu publicar a tradução de Josely Vianna Baptista mesmo ameaçada de processo pela Martins, que lançou a obra na versão de Olga Savary.

    Mas as conversas sobre o dilema de publicar ou não Lezama foram frutíferas. A Estação agora planeja uma série de obras fundamentais da literatura latino-americana, com seis títulos em 2015, sob organização de Josely.

    O primeiro será "Don Segundo Sombra", de Ricardo Güiraldes. "A gente subestima autores maravilhosos como José María Arguedas, Miguel Ángel Asturias, Augusto Roa Bastos. Aí você tem uma pista [do que virá]", diz Angel Bojadsen, editor da Estação.

    Volta ao começo Aliás, acabou não dando em nada a fusão da Estação Liberdade com a também independente Hedra, anunciada em 2011. Nesta semana, Angel Bojadsen adquiriu oficialmente os 50% da editora que seu ex-sócio Diba Verza pretendia vender à Hedra.

    Sebastiana 2.0 Será uma espécie de "Sebastiana Quebra-Galho" moderno, com dicas de moda, beleza e comportamento, o livro que as blogueiras Lia Camargo (do blog Just Lia) e Melina Souza (do Serendipity) preparam para 2015 pelo selo Galera Record.

    Contos Ubaldinos Está confirmado para novembro "Noites Lebloninas" (Alfaguara), o livro com dois contos inéditos de João Ubaldo Ribeiro, morto em agosto.

    Contos Ubaldinos 2 Sai com edição comemorativa de "Viva o Povo Brasileiro", cujos 30 anos serão celebrados em evento em 25/11, no Rio, com presença de Geraldo Carneiro e Rodrigo Lacerda.

    Contos Ubaldinos 3 Carneiro, amigo do baiano, revela no prefácio de "Noites Lebloninas" uma fonte de inspiração para Ubaldo em suas crônicas cariocas: Damon Runyon, criador de personagens notáveis da Nova York marginal nos anos da Grande Depressão.

    Para preguiçosos Rodrigo Lacerda recentemente concluiu "Hamlet – Um Guia de Leitura para Jovens Curiosos e para Adultos Preguiçosos", em que o narrador destrincha cada cena da peça de Shakespeare para um ator. Sai pela Zahar em 2015.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024