• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 15:58:38 -03
    Painel das Letras

    Tudo trocado

    25/10/2014 02h00

    A edição em árabe de "O Brasil de Todas as Copas: 1930-2010", de Antônio Carlos Napoleão, editada pelo Ministério do Esporte, traz quase todos os placares de jogos do Brasil invertidos. Assim, na Copa de 1958, o Brasil foi derrotado por Áustria, URSS, País de Gales e França antes de chegar à final e perder para a Suécia, por 5 a 2. Na de 1970, a seleção de Pelé, Rivelino e Tostão perdeu a final para a Itália por 4 a 1. Se consola, ao menos nessa versão o Brasil venceu o Uruguai por 2 a 1 no Maracanã, na Copa de 1950. Foram editados 3.000 cópias, ao custo de R$ 138 mil, para distribuição em embaixadas do Brasil nos países árabes e entidades culturais do mundo árabe. O Ministério do Esporte informa que contatará o prestador de serviço responsável e, confirmado o problema, editará uma errata.

    O corpo na arte

    "Ondas do Corpo", pesquisa para a Funarte que o artista plástico português Antonio Manuel realizou nos anos 1970, inédita até hoje, ganhará versão em livro em novembro, pela Azougue Editorial.

    O material, localizado pelo editor Sergio Cohn a partir de textos esparsos, trata da relação do corpo nas artes visuais. Inclui entrevistas com artistas da época, como Helio Oiticica, Cildo Meireles e Artur Barrio, além de ensaios de Antonio Manuel sobre o corpo na obra de Flavio de Carvalho, Lygia Clark e Lygia Pape, entre outros.

    Sai em edição normal, não de luxo, terá fotos de época e custará R$ 48, diz Cohn. "O Antonio quer que seja acessível para estudantes."

    No Stress

    Divulgação

    O livro Jardim Secreto' (Sextante), que sairá ainda em 2014, traz atividades antiestresse como completar desenhos ou encontrar figuras. A obra de Johanna Basford já vendeu lá fora 500 mil exemplares.

    Disputa às cegas

    O baiano Javier Arancibia Contreras, 37, foi um dos cinco finalistas do Prêmio Leya de Portugal, anunciado na semana passada.

    A premiação, para livros inéditos, recebe originais assinados por pseudônimos. Seu romance "Soy Loco por ti América", enviado sob a assinatura Diego García Lopez, chegou à etapa final após concorrer com 361 textos de autores de 14 países.

    "Soy Loco por ti América" entrelaça quatro histórias em tempos e espaços diferentes, buscando uma reflexão da América Latina desde os anos 1960. Ainda sem editora no Brasil, é o terceiro romance de Contreras, que em 2009 foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura com "Imóbile".

    O vencedor do Prêmio Leya foi "O Meu Irmão", do português Afonso Reis Cabral, que receberá 100 mil euros.

    Outro nome

    Por falar em pseudônimos, "The Whites", nono romance de Richard Price e o primeiro de uma série de thrillers ambientados em Nova York e assinados sob o nome Harry Brandt, foi adquirido pela Companhia das Letras.

    Outro nome 2

    A obra foi comprada para o cinema por Scott Rudin, o produtor de "A Rede Social".

    Estreia internacional

    A mineira Anita Deak mal lançou seu livro de estreia, "Mate-me Quando Quiser" (Gutenberg), finalista do Prêmio Sesc de Literatura 2013, e já tem editora na Espanha. A obra foi contratada nesta semana pela Maresia Libros, que anda negociando também outros brasileiros.

    Lugar de honra

    O amazonense Thiago de Mello, 88, foi o poeta escolhido para representar o Brasil na antologia "Poesia Mundial Atual", da Academia Internacional Mihai Eminescu, da Romênia. Integram a edição 40 poetas de 37 países.

    Amizade

    Maria Bonomi falará sobre Cecília Meireles no Colóquio Internacional de Poesia Moderna, promovido pela PUC-RS, em Porto Alegre, no dia 4. Na homenagem aos 50 anos da morte da poeta, a artista plástica lembrará encontros que teve com a autora para o trabalho de ilustração da primeira edição de "Ou Isto ou Aquilo", em 1964.

    Amizade 2

    Bonomi lembrará, por exemplo, das risadas que deu quando Cecília lhe contou ter hospedado a pintora luso-francesa Vieira da Silva. Esta, ao contrair icterícia no Rio, olhou para seus braços amarelos e perguntou: "Ó, Cecília, existem cá no Brasil outras doenças coloridas como essa?"

    Depois de Freud

    O novo livro do macedônio Goce Smilevski, "Conversas com Spinoza", foi adquirido pela Bertrand Brasil, que publicou do autor o romance "A Irmã de Freud". No volume sobre Spinoza, o autor aborda suas conexões com a comunidade judaica em Amsterdã, entre outras coisas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024