• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 06:14:42 -03
    Painel das Letras

    Lampedusa de volta

    01/11/2014 02h00

    A obra do italiano Tomasi di Lampedusa (1896-1957), autor de "O Gattopardo", clássico sobre a decadência da aristocracia siciliana no século 19, voltará às livrarias brasileiras em 2015. O único romance do autor, publicado anos atrás pela Record, com tradução de Marina Colasanti, estava fora de catálogo.

    A Companhia das Letras adquiriu os direitos e prepara o volume para outubro, com nova tradução e aparatos. Além disso, está previsto o livro de contos "I Racconti", com três histórias curtas e uma reunião de correspondência da juventude, "Viaggio in Europa".

    Suspense nos EUA e no Rio

    Dennis Lehane, Joyce Carol Oates e Jonathan Safran Foer são alguns dos nomes reunidos em "Estados Unidos Noir", que a Casa da Palavra planeja para este mês.

    Para chegar aos autores reunidos no volume, o organizador Johnny Temple selecionou contos entre os publicados em 40 livros pela Akashic Books, editora independente nova-iorquina dedicada à ficção literária urbana.

    No total, além dos 40 livros cujas histórias se passam nos EUA, a série tem outros 19 com tramas em outras cidades. Até hoje, 787 autores foram incluídos na coleção, com um total de 917 histórias.

    A Casa da Palavra adquiriu ainda com a editora americana o direito de publicar um título chamado "Rio Noir", com tramas na cidade, mas não divulga informações sobre o projeto.

    Mimo

    Divulgação

    A editora artesanal Quelônio lança neste mês o livro-objeto Lençol para Dois', de Maria Helena Sponchiado, com fotografias familiares e textos de cartões postais; são 80 exemplares, a R$ 120 cada um

    D. Pedro 4º, ou melhor, 1º

    A Alameda prepara para dezembro a edição da biografia "D. Pedro – Imperador do Brasil, Rei de Portugal", do português Eugênio dos Santos. Lançada em Portugal como "D. Pedro 4º", como é conhecido por lá nosso d. Pedro 1º, a biografia transcreve cartas trocadas pelo imperador e Domitila de Castro, a Marquesa de Santos, inclusive aquelas em que ele assina como "Demonão".

    A obra revela detalhes da história de d. Pedro no além-mar. Relata, por exemplo, que, quando embarcou ao Brasil, acompanhando a comitiva de d. João 6º, o garoto Pedro não guardava boas recordações da infância, o que o levou a ser muito influenciado desde cedo pela liberdade comportamental que conheceu por aqui.

    Sem colher de chá

    Um livro infantil sem figuras é uma das apostas da Intrínseca para o próximo semestre. "The Book With No Pictures", de B.J. Novak, diretor, roteirista e ator (que interpretou o Ryan na série "The Office"), exige de quem for ler a história algum talento artístico para divertir crianças.

    Sem colher de chá 2

    A obra, que fez sucesso nos Estados Unidos, é constituída de expressões engraçadas e frases que tiram sarro de quem está lendo a história para os pequenos. Em vídeo na internet, Novak arranca gargalhadas da criançada ao fazer uma leitura pública.

    Autoajuda histórica

    Obras que pretendiam orientar os leitores ao longo da vida, os chamados manuais de devoção, já faziam sucesso na Europa e no Brasil desde o século 18, muito antes do surgimento das listas de mais vendidos. O assunto é tema de uma das reportagens da edição de novembro da "Revista de História da Biblioteca Nacional".

    Autoajuda histórica 2

    Um dos best-sellers da época, informa o texto, foi "Mestre de Vida que Ensina a Viver e a Morrer Santamente", publicado pelo frade franciscano João Franco, em 1731, e reeditado por mais de um século e meio, até 1882.

    Internacional

    "A Superfície da Sombra" (Grua), de Tailor Diniz, teve os direitos comprados pela editora búlgara Vessela. Será publicado por lá em 2015, enquanto por aqui correm, no Chuí, na fronteira do Brasil com o Uruguai, as filmagens do longa baseado no livro –com direção de Paulo Nascimento.

    Outra casa

    A editora Leya não quis comentar, ontem, a notícia da transferência da obra do poeta mato-grossense Manoel de Barros para a Alfaguara. O selo literário da Objetiva anunciou ontem que relançará títulos a partir do segundo semestre de 2015. Há apenas quatro anos, a Leya publicou do poeta o volume "Poesia Completa", além do inédito "Menino do Mato".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024