• Colunistas

    Monday, 20-May-2024 02:19:27 -03
    Painel das Letras

    O último dos inéditos

    DE SÃO PAULO

    17/01/2015 03h50

    O único Nobel de Literatura dos últimos 25 anos sem títulos editados no Brasil chegará às livrarias nacionais em 2016. Premiado em 2011, o sueco Tomas Tranströmer, 83, terá uma antologia de poemas pela Companhia das Letras, com tradução de Enaiê Azambuja, que estuda a obra do poeta na Universidade de Estocolmo.

    "Pequenos Telegramas Pálidos do Mundo" (título provisório) será bilíngue, com 38 poemas e 11 haicais produzidos de 1954 a 2004. O autor, desde os anos 1990 convivendo com as consequências de um AVC, tem obra não muito extensa, o que para a tradutora decorre de uma questão estética e estilística. "Tranströmer é influenciado pela economia presente na poesia moderna, em especial a imagista, e na japonesa", argumenta.

    HAJA HISTÓRIA

    Por falar em Nobel, o de 1976, o canadense Saul Bellow (1915-2005), terá seu centenário de nascimento e seus dez anos de morte lembrados em maio, quando sai no Reino Unido o primeiro volume da biografia "The Life of Saul Bellow", de Zachary Leader.

    Só esse primeiro livro, escrito a partir de entrevistas do estudioso de literatura com mais de 150 pessoas e que abrange o período do nascimento de Bellow até 1964, tem mais de 800 páginas.

    Aborda, entre outras coisas, a elaboração de obras como o best-seller "Herzog" e a relação do autor –que é, para James Wood, "o maior escritor de prosa americana do século 20"– com colegas como Philip Roth. Haverá ainda um segundo volume.

    Por aqui, a Companhia das Letras prevê para julho uma coletânea de histórias curtas.

    Mariana Zanetti/Divulgação
    Três títulos da série ‘Um Dia na Aldeia’, sobre a vida de crianças indígenas, saem pela Cosac Naify, com filmes em DVD: ‘No Tempo do Verão’, ‘A História do Monstro Khápty’ e ‘Palermo e Neneco’
    Três títulos da série Um Dia na Aldeia;, sobre a vida de crianças indígenas, saem pela Cosac Naify, com filmes em DVD: No Tempo do Verão, A História do Monstro Khápty; e Palermo e Neneco

    A CIDADE E A ROÇA

    A história de um tempo em que a região do atual Jardim Botânico, no Rio, era uma roça que supria de leite e outros produtos as áreas mais urbanas, como Botafogo, será contada no livro "Fazenda Nacional da Lagoa Rodrigo de Freitas na Formação dos Bairros Ipanema, Leblon, Gávea, Horto, Jardim Botânico, Lagoa e Fonte da Saudade".

    A obra, dos historiadores Cláudia Gaspar e Cau Barata, foi contemplada no edital Programa de Fomento Carioca, da Secretaria de Cultura, e está prevista para junho, pela Cassará, dentro das comemorações dos 450 anos da cidade. O livro terá fotos, inclusive inéditas, de uma época em que a Lagoa Rodrigo de Freitas tinha quase o dobro do tamanho atual, sendo reduzida com aterros a partir de 1910.

    Delírio digital "Gesta de Baladas/ de Remorso e Paixão/ tresloucado Lorde Bill/ e fatal totêmica Medusa./ em maravilhoso cenário/ de ilhas e naufrágios."

    Delírio digital 2 Os versos abrem o e-book "Milorde e Medusa", de Zuca Sardan, que sai pela e-galaxia neste semestre. A saga tem 1.296 versos, divididos em seis baladas, em edição ilustrada pelo autor (imagem abaixo).

    Luto Com livros publicados pela Record e pela Companhia das Letras, o português José Luís Peixoto terá agora um título pela independente Dublinense. Trata-se da novela "Morreste-me", de 2000, que aborda a morte do pai do autor e que o tornou conhecido em Portugal.

    O segredo... Um bom líder deve estimular uma cultura de respeito sem deixar cair a produtividade. A conclusão é de Adam Bryant, titular de uma coluna de negócios no "New York Times".

    ...do meu sucesso Ele entrevistou mais de 200 CEOs de empresas como eBay, Accenture, Tesco e Sacs, e conta no livro "Quick & Nimble", previsto para este semestre pela WMF Martins Fontes, o que aprendeu com eles.

    Essencial Prestes a sair no Reino Unido e destaque no "calendário literário essencial" do "Guardian", o romance "Etta e Otto e Russell e James", estreia da musicista Emma Hooper, conta a história de uma senhora que decide andar 2.000 milhas para ver o oceano pela primeira vez. Santiago Nazarian traduz o livro para o selo Fábrica231, da Rocco.

    Essencial 2 Hooper, canadense radicada na Inglaterra, já tocou viola em shows de artistas como Peter Gabriel e tem um projeto solo no qual toca vários instrumentos –inclusive um serrote, de onde tira música com um arco de violoncelo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024