• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 12:35:44 -03
    Painel das Letras

    O futuro é hoje

    07/02/2015 02h00

    A vida imita a ficção científica, poderá pensar o leitor brasileiro quando a Galera Record colocar nas livrarias "A Memória da Água", da finlandesa Emmi Itäranta. Finalista do Philip K. Dick Award –maior prêmio de ficção científica dos EUA, cujo vencedor será conhecido em abril–, o romance juvenil trata de um futuro em tese distante, em que a água virou artigo de luxo.

    Na trama, uma garota de 17 anos herda um manancial e resolve ajudar os necessitados, passando a ser vigiada pelo Exército, que pode punir qualquer um que saiba de uma fonte hídrica sem avisar as autoridades. A editora programou o título para abril –por coincidência, mês para o qual, em São Paulo, a Sabesp já fala em cinco dias sem água para cada dois de abastecimento.

    PARCERIA ILUSTRADA

    Referência em obras ilustradas para todas as idades, a espanhola Libros del Zorro Rojo fechou um acordo de coedição com a brasileira WMF Martins Fontes.

    A editora de Barcelona, criada em 2007, tem mais de 170 títulos no catálogo e já venceu premiações importantes como o Prêmio Nacional de Melhor Trabalho Editorial, oferecido pelo Ministério da Cultura espanhol. Em 2014, foi finalista do Prêmio de Melhor Editora Europeia do Ano, concedido pela Feira de Bolonha.

    O livro que abrirá a parceria será "Bring me Your Love", lançado na Espanha em 2002, com três histórias de Charles Bukowski ilustradas por Robert Crumb.

    AMOR PRÓPRIO

    Carol Rossetti
    Ilustração de Carol Rossetti para livro que sairá pela Sextante
    Ilustração de Carol Rossetti para livro que sairá pela Sextante

    A mineira Carol Rossetti lançará pela Sextante, no segundo semestre, um livro de ilustrações sobre as expectativas das mulheres e preconceitos da sociedade em relação às suas escolhas. O nome ainda não foi definido.

    O ANO ABRAMOVIC

    O livro de memórias que a artista sérvia Marina Abramovic está escrevendo teve os direitos adquiridos nesta semana pela José Olympio.

    A editora correrá com a tradução assim que a obra ficar pronta. Em março, será aberta no Sesc Pompeia, em São Paulo, uma grande mostra da artista –que, assim como as exposições do australiano Ron Mueck e da japonesa Yayoi Kusama, tem potencial para atrair multidões.

    Na memórias, a artista contará sua história, da criação pela avó mística até a fama com performances ao vivo e em vídeo, e traçará um panorama da arte contemporânea. A obra deve disputar leitores com "Quando Marina Abramovic Morrer", de James Westcott, que as Edições Sesc programam para março.

    Reza-Brava "Oratório - Encantação pelo Rio", poema interativo de André Vallias, ganhará edição impressa pelas editoras Azougue e Cultura e Barbárie por ocasião dos 450 anos do Rio.

    Reza-Brava 2 A suíte de poemas, diagrama e mapas sairá em março, com posfácio do teórico e crítico literário Alexandre Nodari, e companhada por uma "Reza-Brava para São Sebastião".

    Digitalização A Biblioteca Mário de Andrade fecha acordo com o BNDES para coordenar um projeto de digitalização de acervos de bibliotecas públicas de dez capitais brasileiras, incluindo Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Belém.

    Digitalização 2 Trata-se de um repositório de periódicos que, sob o nome Coleções Periódicas Nacionais (CPN), pretende digitalizar 200 mil itens nos primeiros três anos.
    Pintura "Caravaggio", biografia de Milo Manara, sai pela Veneta em abril, junto com a edição europeia. É a primeira HQ original escrita pelo italiano desde 2006.

    Chick lit A inglesa Sophie Kinsella confirmou presença na Bienal do Livro Rio, de 3 a 13 de setembro. Lançará "Becky Bloom em Hollywood" (Record), sétimo livro de sua série sobre a personagem superconsumista.

    Sabrina digital Com mais de 90 mil avaliações de seu primeiro romance feitas por leitores na rede social literária Wattpadd, a carioca Juliana Parrini, 28, foi contratada pela Suma de Letras.

    Sabrina digital 2 A editora publicará neste ano "Depois do que Aconteceu", "Antes que Aconteça" e "Novamente Você" –que ficou uma semana no topo da lista de e-books da Amazon–, além de um inédito em 2016.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024