• Colunistas

    Tuesday, 07-May-2024 10:59:32 -03
    Painel das Letras

    A hora da meditação

    14/02/2015 02h00

    A espiritualidade, inclusive nos negócios, ganhará espaço neste ano nas livrarias. Conhecida pelas obras de ficção científica, a Aleph estreia em abril seu selo de meditação, autodesenvolvimento e "soft business", o Goya, com títulos já lançados, como "A Física da Alma", de Amit Goswami, e novas aquisições, como "A More Beautiful Question", de Warren Berger. O foco, diz o diretor geral Adriano Fromer, que quer trazer autores ao Brasil, será em "livros para uma vida melhor".

    A Sextante também volta forças à "mindfulness", meditação que propõe foco integral no momento presente. Após o livro para colorir "Jardim Secreto", de Johanna Basford, que vendeu 45 mil cópias desde novembro, lança em abril "Atenção Plena", de Danny Penman e Mark Williams, e "Identidade da Alma", de Panache Desai.

    ISSO É QUE É AMOR IMPOSSÍVEL

    Em 1904, meio século antes de ganhar o Nobel de Literatura, o poeta espanhol Juan Ramón Jiménez se apaixonou por uma moça peruana que nunca viu, mas com quem trocou uma inflamada correspondência –e a quem dedicou um de seus melhores poemas, "Carta a Georgina Hübner en el Cielo de Lima".

    Nem imaginava que era uma personagem criada por dois rapazes, que recorreram ao expediente para ganhar livros do autor. Um dos engraçadinhos, José Gálvez Barrenechea, viria a se tornar presidente do Senado no Peru.

    A maravilhosa história real é romanceada em "El Cielo de Lima", estreia de Juan Gómez Bárcena, 30. O livro venceu o prêmio espanhol Ojo Critico e teve os direitos adquiridos nos EUA, no Reino Unido, na Itália e no Brasil –por aqui, ficou com a Alfaguara.

    ANIVERSÁRIO

    Divulgação
    Ilustração de John Tenniel revisitada por Adriana Peliano por meio de colagens criadas digitalmente
    Ilustração de John Tenniel revisitada por Adriana Peliano por meio de colagens criadas digitalmente

    Para julho, nos 150 anos de 'Alice no País das Maravilhas', a Zahar prepara edição especial da obra, com as ilustrações originais de John Tenniel revisitadas em colagens digitais por Adriana Peliano

    FIM DE CASO

    Um dos livreiros que protestaram em 2014 contra o aumento das tarifas cobradas pela rede de sebos Estante Virtual, Julio Borges, anunciou há 12 dias sua saída do site e fez uma página simples para queimar o estoque de seu sebo, o JDB, com mais de 600 livros com 50% de desconto.

    Vendeu metade do acervo em dez dias, desempenho que não via desde sua melhor fase na Estante Virtual, em 2012. "Saí porque foi ficando cada vez mais caro vender lá. Porque as vendas foram caindo. E porque achava que dava para vender direto aos clientes." Sem intermediário, diz, lucrou em uma semana mais do que em um mês em seu auge na Estante.

    "Acho que é possível criar um novo 'marketplace' para livros, discos, filmes e outros produtos culturais", diz o livreiro, que pretende testar com parceiros o novo modelo de vendas.

    O Sol é para poucos Nos EUA, o clássico "O Sol É para Todos" (1960), único romance publicado por Harper Lee, voltou a figurar em listas de e-books mais vendidos depois do anúncio de que a sequência, "Go Set a Watchman", sairá em julho.

    O Sol é para poucos 2 No Brasil, traduzido há décadas por Maria Apparecida Nóbrega de Moraes Rego para a José Olympio, o livro está esgotado. Nos sebos, chega a custar R$ 245. A editora diz que tem nova tradução, por Beatriz Horta, a sair em abril, primeiro em papel e depois em e-book.

    Referências A filósofa Carol Teixeira, colunista da revista "VIP", foi contratada pela Record para publicar, no fim do ano, seu primeiro romance erótico, "Bitch". Promete ser mais "hardcore" que E.L. James, a autora de "50 Tons", com referências como Marquês de Sade, Anaïs Nin e Henry Miller.

    Segunda leva Menos de cinco meses após lançamento, "As Fantasias Eletivas", de Carlos Henrique Schroeder, ganhou reimpressão de mil cópias pela Record. As 2.500 iniciais se esgotaram.

    Nova fase Três meses depois de assumir a direção editorial da Planeta, Cassiano Elek Machado reforça seu time com a scout (olheira) Bettina Schrewe, que passa a prestar serviços. A decisão deve ter impacto positivo no catálogo da Planeta daqui para a frente. Por 15 anos, a americana recomendou títulos no Brasil para a Objetiva.

    Juvenis "Eu Fico Loko", de Christian Figueiredo, e "Diário de um Adolescente Apaixonado", de Rafael Moreira, estrearam nesta semana nas listas de mais vendidos com mais de 70 mil livros comercializados pela Novo Conceito na pré-venda e em três dias de eventos de lançamentos. Os dois fazem sucesso com vídeos no YouTube.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024