• Colunistas

    Saturday, 18-May-2024 05:44:04 -03
    Painel das Letras

    Só dá Mário

    21/03/2015 02h00

    Não só a Flip celebrará Mário de Andrade neste ano, em que se completam sete décadas da morte do modernista. O autor de "Macunaíma" será, no segundo semestre, o principal homenageado das áreas de música e literatura da série de eventos do Circuito São Paulo de Cultura 2015, com curadoria capitaneada pela Biblioteca Mário de Andrade. A instituição também prepara, para novembro, em parceria com a Biblioteca Nacional, um seminário em São Paulo sobre o autor, com participação de escritores, músicos e acadêmicos, sob curadoria de Eduardo Jardim, autor de "Eu Sou Trezentos". Mário será ainda o homenageado da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, de 14 a 21 de junho.

    ATRASOS NO FOMENTO

    Desde novembro, candidatos às Bolsas de Fomento à Literatura na categoria de criação literária, oferecidas em edital de março de 2014 pela Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Ministério da Cultura, recebem avisos de adiamentos da data para divulgação do resultado.

    Além disso, também em novembro, seis meses após o prazo final para entrega de projetos, a DLLLB alterou o edital, anulando o item pelo qual seria "vedado qualquer tipo de identificação nominal do proponente no projeto e no texto de autoria do candidato". Depois, foi incluído à lista de habilitados o nome João de Jesus Santos.

    A DLLLB não se manifestou sobre a mudança tardia no edital. Sobre a inclusão do nome na lista, disse que decorreu de recurso de proponente que não aparecera nem entre os habilitados nem entre os inabilitados. A lista final está agora prometida para abril. São 30 bolsas, no valor de R$ 15 mil cada uma.

    POESIA

    Divulgação

    Oscilando entre humor e desilusão, "Agora Aqui Ninguém Precisa de Si", próximo livro de Arnaldo Antunes, com poemas em verso e visuais, trabalhos fotográficos (acima) e textos em prosa, sai neste ano pela Companhia das Letras

    SÓ MADE IN BRAZIL

    Foi aprovada na quarta (18), pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, o projeto do deputado Vicentinho (PT-SP) que proíbe a compra de livros produzidos ou impressos no exterior pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), maior programa de compra de livros do governo, administrado pelo Ministério da Educação (MEC).

    O deputado Laercio Oliveira (SD-SE), relator da proposta na comissão, argumentou que o PL 7867/14 fortalece o parque gráfico nacional e o emprego no setor.

    O projeto, que ainda será analisado por outras comissões da Câmara, é criticado pela Abrelivros (Associação Brasileira de Editores de Livros), já que é comum que livros vendidos no Brasil sejam impressos em outros países para a redução de custos de produção.

    Panorama No próximo dia 1º, o sindicato dos editores (Snel) divulgará o primeiro de uma série de relatórios mensais sobre o mercado de livros no país, feitos a partir de dados coletados pela Bookscan Brasil, da Nielsen.

    Panorama 2 O primeiro relatório comparará as 12 primeiras semanas de 2015 com o mesmo período de 2014, considerando dados como quantidade de cópias vendidas e descontos praticados pelos canais de vendas.

    Uma festa O crítico Antonio Candido, o ficcionista João Carrascoza e a roteirista Antonia Pellegrino estão entre os 15 autores da coletânea "Poços É uma Festa – O Olhar Contemporâneo sobre a História Literária da Cidade", prevista para outubro.

    Uma festa 2 Os autores foram convidados pelo Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços) a escrever sobre a cidade por ocasião da participação no evento, de 25/4 a 3/5. Candido, que não viaja para eventos, prometeu entregar o seu em maio.

    Teen A coleção "Top School", de Toni Brandão, com três livros para adolescentes, será publicada pela maior editora da França, a Hachette. A série narra o cotidiano de uma escola de formação de modelos e artistas.

    Edital Divulgado no dia 13, o resultado do edital para residências artísticas de arte impressa na Folhetaria, setor gráfico do Centro Cultural São Paulo, chamou a atenção de quem ficou de fora. Uma dos seis selecionados, Laura Daviña, e uma suplente, Bel Falleiros, são da mesma galeria (Ponto Aurora) de uma das juradas, Claudia Afonso.

    Edital 2 Foram 47 os inscritos para o projeto, que prevê o uso da gráfica do CCSP para trabalhos de impressão artesanal. O CCSP diz que o edital impede só a seleção de "cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente servidor" da Secretaria de Cultura e de integrantes do júri. Diz ainda que o programa não oferece recursos, apenas o uso da infraestrutura da Folhetaria, que é aberta a interessados às sextas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024