• Colunistas

    Sunday, 19-May-2024 22:32:39 -03
    Painel das Letras

    Conexão Portugal

    28/03/2015 02h10

    A nova produção literária de Portugal será analisada em encontro entre autores brasileiros e portugueses do dia 10 ao 15 de abril, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi, em São Paulo. Norberto Morais, autor de "O Pecado do Porto Negro", finalista do Prêmio Leya 2013, e Afonso Reis Cabral, vencedor em 2014 com "O Meu Irmão" –os dois romances saem no Brasil neste mês pela Leya Brasil– integram o time luso, que inclui ainda Gonçalo M. Tavares, Alexandra Lucas Coelho e Matilde Campilho. Entre os brasileiros, estão Adriana Calcanhotto e Gregorio Duvivier. O evento, gratuito, é parceria da livraria com o jornal português "Público", o Instituto Camões e a Universidade de Coimbra.

    QUEIMA TOTAL

    A queima de estoque promovida no depósito da Cosac Naify de quinta da semana passada (19) a segunda desta semana (23) resultou na venda de 55 mil livros, uma média de 11 mil livros por dia. Para comparação, a editora vendeu na última Festa do Livro da USP 15.500 livros em quatro dias, ou 3.875 por dia.

    Com o estoque de mudança do Belenzinho para Itapevi, onde ficam centros de distribuição de grandes livrarias, a Cosac Naify, famosa pelos saldões virtuais, desta vez ofereceu livros apenas na venda física com até 90% de desconto. Um dos mais procurados, "David Bowie Está Aqui", de vários autores, que custa R$ 119, saiu por R$ 30.

    Segundo a editora, a mudança otimizará a distribuição dos livros e resultará numa economia de 30% nos custos logísticos. Por ser colado ao Rodoanel, por exemplo, o depósito pode ser acessado pelos caminhões sem que eles tenham de atravessar a cidade, como acontecia antes.

    INFANTIL

    Divulgação

    "Memórias Quase Póstumas de Machado de Assis", de Álvaro Cardoso Gomes, é um dos livros da série "Meu Amigo Escritor", que a FTD levará à Feira de Bolonha para apresentar nomes da literatura em língua portuguesa, como Machado e Fernando Pessoa, a editores estrangeiros

    Didáticos Ainda analisando o texto do projeto do deputado Vicentinho (PT-SP) que veda a aquisição de livros produzidos ou impressos no exterior pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), aprovado em primeira comissão da Câmara na semana passada, a Abrelivros (Associação Brasileira de Editores de Livros) questiona sua necessidade.

    Didáticos 2 Antonio Luiz Rios da Silva, presidente da entidade e diretor da FTD, diz que os livros do PNLD já são produzidos no Brasil, já que o prazo entre a seleção dos títulos e a data de entrega costuma ser curto demais para dar tempo de imprimir fora –expediente ao qual, de maneira geral, editores recorrem quando precisam baixar os custos de produção.

    Didáticos 3 A assessoria do deputado disse ter dados informando o contrário, mas não os enviou à coluna até a conclusão desta edição. Disse ainda que o projeto, que inclui livros incentivados via Rouanet entre os que teriam de ser impressos no Brasil, está aberto a discussões.

    Primeiros túmulos "O Nascimento do Cemitério", de Michel Lauwers, conta como a reconfiguração do espaço social por ação do catolicismo do século 9 ao 11 resultou na consagração dos cemitérios no entorno das igrejas, até o formato no qual os conhecemos hoje. O livro integra a série sobre história medieval da Editora da Unicamp e está previsto para maio.

    Biografia do século Um dos principais historiadores britânicos da atualidade, Martin Gilbert, morto no último dia 3 de fevereiro, terá um de seus maiores trabalhos publicados neste ano pela Planeta.

    Biografia do século 2 Com quase 700 páginas, "A História do Século 20" está prevista para setembro. Gilbert é mais conhecido pelos vários volumes que publicou sobre a vida do estadista Winston Churchill nos anos 1970 e 1980.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024