• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 12:25:16 -03
    Painel das Letras

    Conversas encerradas

    18/04/2015 02h20

    Quatro anos após dominar as listas de mais vendidos com títulos de Nicholas Sparks, a Novo Conceito esteve em negociações com a Record, que pretendia comprá-la, mas as conversas foram interrompidas em março.

    Após perder a primazia de Sparks para a Sextante, a editora de Ribeirão Preto viu seus best-sellers escassearem entre 2012 e 2013, voltando ao topo no semestre passado, com livros de Gayle Forman.

    A coluna apurou que a casa teria atrasado pagamentos nos últimos meses, o que levou a rompimento com a maior agência literária do país, a Riff. Fernando Baracchini, proprietário da Novo Conceito, confirma as conversas com a Record, mas diz que desistiu da venda, e nega dívidas com a Riff, embora admita uma "briga". A editora Record e a agência literária preferiram não se manifestar.

    PATAFÍSICA À MODA ANTIGA

    Olegário Eudásio Barroso não existe, mas assina, em português castiço do século 19, a tradução de "Gestas e Opiniões do Doutor Faustroll, Patafísico", do francês Alfred Jarry (1873-1907), mais conhecido pela peça "Ubu Rei" (1896).

    O tradutor imaginário da edição artesanal que a Nephelibata lança em agosto foi criado por Eclair Antonio Almeida Filho e Odulia Capelo Barroso, os verdadeiros tradutores, que aparecem creditados apenas como preparadores de texto.

    A dupla concebeu até a biografia de Olegário, que teria nascido em Itapipoca (CE) e deixado a tradução em oito cadernos. A edição terá fonte antiga e erros tipográficos como livros da época. A obra, lançada em 1911 e inédita no Brasil, marcou a criação da patafísica, a ciência do absurdo.

    A FORMA DOS LIVROS

    Divulgação

    A tradicional oficina literária da Flip será voltada ao design de livros na edição deste ano, de 1º a 5/7, em Paraty. As aulas serão ministradas pela designer holandesa Irma Boom, referência mundial na área, e pela brasileira Elaine Ramos, da Cosac Naify, que tratarão do livro como objeto artístico, em seus aspectos artesanais e industriais.

    Boom, que vem a convite da Fundação Holandesa de Letras, já produziu mais de 300 livros, cem dos quais estão na coleção permanente do MoMA em Nova York. Seu trabalho está reunido no "Irma Boom: A Biography in Books", livro de 704 páginas e do tamanho de uma caixa de fósforo (foto). As inscrições devem ser abertas nos próximos dias.

    Sinal dos tempos Na última quinta-feira, os cinco títulos mais vendidos da loja brasileira da Amazon eram livros para colorir, desses antiestresse, liderados por "Jardim Secreto" (Sextante), de Johanna Basford. O sexto era "Ansiedade" (Saraiva), de Augusto Cury.

    Mão na massa Joca Reiners Terron, Fernanda D'Umbra, Luiz Ruffato e Noemi Marinho estão entre os confirmados para o novo ano de "A Cozinha da Doidivana", evento no Sesc Ipiranga em que Ivana Arruda Leite prepara um prato enquanto fala com escritores. Na estreia, no dia 26, os convidados são Lucimar e Lourenço Mutarelli.

    Clarice Após lançar cartas entre Clarice Lispector e suas irmãs, a francesa Editions des Femmes publica em maio audiolivro com a atriz Fanny Ardant (de "A Mulher do Lado", dirigido por François Truffaut, de quem é viúva) lendo "Amor" e outros contos. Antes, Chiara Mastroianni emprestou a voz a "Laços de Família", e Ainouk Aimée ("Um Homem, Uma Mulher") a "A Paixão segundo G.H.".

    Inteligência artificial Em "Superinteligência", o filósofo Nick Bostrom afirma que num futuro próximo o homem criará máquinas que superem seu intelecto –e que, no limite, podem levar à extinção da humanidade, já que se tornarão incontroláveis. Sai no Brasil em agosto, pela DarkSide Books.

    Bullying Cleo Busatto, autora de vários livros infantis, lançará pela Galera Record em junho seu primeiro juvenil. "A Fofa do Terceiro Andar" conta a história de uma menina acima do peso que começa a sofrer bullying dos colegas na escola e entra em depressão, mas no final dá a volta por cima.

    Amor Grávida, uma mulher com morte cerebral é mantida viva até o nascimento de seu filho. Essa é a trama central de "A Definição do Amor", do português Jorge Reis-Sá, que trata ainda de homossexualidade feminina, violência doméstica, incesto e pedofilia por um padre.

    Amor 2 Será o primeiro livro do autor pela editora Tordesilhas –dele, a Record já publicou os romances "Todos os Dias" e "O Dom".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024