• Colunistas

    Sunday, 19-May-2024 21:13:45 -03
    Painel das Letras

    117 húngaras

    02/05/2015 02h30

    Diagnosticado com doença terminal, num campo de refugiados na Suécia, um sobrevivente da Segunda Guerra decide se casar e envia cartas a 117 jovens húngaras que também estão no campo. A história real do pai do cineasta húngaro Péter Gárdos deu origem a seu romance de estreia, "Fever at Dawn" (febre na aurora), um dos mais concorridos da Feira de Londres, em abril, e que está sendo adaptado ao cinema pelo autor.

    No Brasil, disputado por três editoras, ficou com a Companhia das Letras, que, segundo o editor Luiz Schwarcz, fez proposta "significantemente mais baixa". O diferencial teria sido o projeto para o livro, que inclui ações envolvendo as cartas de amor na internet e participação em clubes de leituras –em tempos de alta do dólar, sempre um jeito de contornar os altíssimos adiantamentos que editoras nacionais se acostumaram a dar a títulos estrangeiros. A obra deve sair no próximo semestre.

    TODA A OBRA DE PESSANHA

    A obra do escritor e filósofo paulistano Juliano Garcia Pessanha sairá em volume único pela Cosac Naify, sob o título "Testemunho Transiente", em setembro, mês em que o autor participará da Pauliceia Literária.

    Lançados entre 1999 e 2009, "Sabedoria do Nunca", "Ignorância do Sempre", "Certeza do Agora" e "Instabilidade Perpétua" ficaram fora de catálogo depois que o autor deixou a Ateliê Editorial, em agosto de 2013, e passou a negociar com outras editoras.

    O autor também publicará pela Cosac Naify um novo título, previsto para 2016, que seguirá a linha dos anteriores, mesclando ensaio filosófico, poesia e ficção.

    MANIA DE COLORIR

    Divulgação
    Ilustração de "Colorindo o Mundo Fashion - Relaxe com Estilo", de Claudia Liz
    Ilustração de "Colorindo o Mundo Fashion - Relaxe com Estilo", de Claudia Liz

    Com o sucesso dos livros para colorir –que ocupam seis das dez posições entre os mais vendidos de não ficção da Folha nesta semana–, as editoras começam a segmentar seus lançamentos.

    Neste mês, saem os temáticos "Gatos - O Livro de Colorir", de Marjorie Sarnat, pela Galera Record –com ilustrações só de um lado da folha, para quem quiser recortar e emoldurar–, e "Colorindo o Mundo Fashion", da ex-modelo brasileira Claudia Liz, pela Companhia Editora Nacional, retratando símbolos da moda. De olho no Dia das Mães, a Best-Seller lançou "Mãe, te Amo com Todas as Cores", de Christina Rose.

    Questões urbanas Os britânicos David Harvey, especialista em geografia urbana, e Stephen Graham, autor de "Cities under Siege" (cidades sob cerco), além do filósofo italiano Domenico Losurdo e do historiador canadense Moishe Postone, estarão no "Seminário Internacional Cidades Rebeldes", parceria da Boitempo e do Sesc São Paulo, entre 9 e 12 de junho, no Sesc Pinheiros.

    Questões urbanas 2 Os debates sobre presente e futuro das cidades, que terão ainda nomes como Raquel Rolnik e Guilherme Wisnik, fazem parte da comemoração dos 20 anos da Boitempo.

    Leitura Duas semanas após a saída de Jefferson Assumção do cargo de diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, o Ministério da Cultura ainda não anunciou o novo nome. Quem acompanha a área diz que nada avança –a nova gestão do MinC teria a avaliação de que políticas de leitura estão na cota da Educação, com a Cultura entrando só como parceira.

    Bichos da guerra "A Formiga-Leão e Outros Animais na Guerra do Paraguai" é o nome do ensaio de Sérgio Medeiros que a Iluminuras lança nas próximas semanas. No texto, o estudioso da obra do Visconde de Taunay (1843-1899) aborda os animais com que o engenheiro militar deparou enquanto marchava para a guerra, como a sucuri e o jabuti, e que o fizeram refletir sobre a luta pela vida.

    Bichos da guerra 2 A obra terá ilustrações de Bruno Napoleão, 12, filho de Sérgio, na capa, na quarta capa e no marcador que a Iluminuras sempre inclui nos volumes que publica.

    Independência A escritora Ana Paula Maia será a representante do Brasil na Feira Internacional do Livro de Maputo, que acontece na próxima semana. O festival é uma ação das embaixadas do Brasil e de outros países em Moçambique, que há anos não sedia um evento do gênero e que em 2015 comemora 40 anos da independência de Portugal.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024