• Colunistas

    Saturday, 18-May-2024 05:43:31 -03
    Painel das Letras

    Em autobiografia, Cabo Anselmo dá sua versão para delação de colegas

    27/06/2015 02h10

    Cabo Anselmo, 74, o mais notório militante da esquerda a mudar de lado durante a ditadura militar, resolveu dar sua versão da história. Neste sábado, sem aviso, a Matrix começa a colocar nas livrarias os 3.000 exemplares da autobiografia "Minha Verdade", com prefácio de Olavo de Carvalho.

    As delações de Anselmo permitiram à repressão liquidar pelo menos 11 de seus ex-colegas, incluindo sua própria namorada, Soledad. No livro, ele fala sobre a expulsão da Marinha, a fuga para Cuba, a entrada nos movimentos de esquerda e a motivação para delatar os companheiros. Argumenta que é hoje o único não anistiado, já que continua a viver sem documentos –diz que até sua certidão de nascimento sumiu do cartório da cidade em que nasceu.

    Anselmo ainda cita no livro uma mensagem em que o irmão de Soledad diz não acreditar que ela estivesse grávida ao ser entregue às forças de segurança, como sempre se afirmou. Como ela morreu nas mãos dos militares, não há como tirar essa dúvida.

    MENOS NACIONAIS

    O investimento da Cosac Naify em autores nacionais nos últimos anos, com a aquisição de nomes como Rogério Pereira, Flavio Cafiero, Bernardo Kucinski e Juliano Garcia Pessanha, deve ter o ritmo reduzido daqui para a frente.

    Com a saída das editoras Heloisa Jahn e Marta Garcia do time fixo da casa, como parte de cortes promovidos pela editora nos últimos meses, a Cosac não planeja contratar um novo editor de nacionais. Informa que continuará contando com os préstimos das duas, inclusive para a prospecção de autores.

    Heloisa e Marta permaneceram três anos e meio na Cosac, nos quais adquiriram 15 novos autores, além de trabalhar com outros já contratados pela Cosac. Por ora, elas foram informadas apenas de que continuarão a editar os livros de autores dos quais já vinham cuidando.

    Entre os títulos previstos para 2015, estão "Volto Semana que Vem", de Maria Pilla, e "Testemunho Transiente", de Pessanha.

    TATUAGEM

    Divulgação/Trip TV
    O rosto do escritor e desenhista Mutarelli tatuado no braço de Ferrez
    O rosto do escritor e desenhista Lourenço Mutarelli tatuado no braço do escritor paulistano Ferréz

    O escritor Ferréz resolveu fazer uma homenagem a Lourenço Mutarelli, de quem é fã, tatuando o rosto do desenhista e escritor no braço direito; a cena vai ao ar no próximo dia 9, na "Trip TV" (Band), às 2h15 da quinta para a sexta, em entrevista na qual o autor também critica compradores de livros de colorir.

    TRÊS DÉCADAS DEPOIS

    Com uma lista de aquisições que inclui nomes como Roberto Saviano, Isabel Allende, Nora Roberts e Terry Pratchett, a editora Rosemary Alves deixou a direção editorial da Bertrand Brasil na última semana, após quase 30 anos. Já estava no comando havia dez anos quando a casa foi adquirida pelo Grupo Record, em 1996.

    No Facebook, o escritor Fabrício Carpinejar lamentou a saída da "amada Rose", dando destaque ao fato de que "não se exibia como descobridora de talentos, não se proclamava como a melhor e a mais influente". O motivo da saída não foi informado.

    Ana Paula Costa, que trabalhou na Record por 17 anos na edição de ficção nacional e estrangeira e, nos últimos meses, estava na Planeta, volta ao grupo para assumir a Bertrand Brasil.

    Liberdade Marcelo Mirisola escreveu em 15 dias "A Vida Não Tem Cura", romance previsto pela 34 para o ano que vem. "De uma vez só, me livrei das crônicas do Yahoo e da revista VIP, de casamento. Fui para um lugar em que a internet não funcionava, e aí voltei a ser escritor. Liberdade é uma palavra mágica."

    Liberdade 2 O narrador do romance é um "professor de matemática-delivery" que vira um mendigo-travesti e tem um caso com um pastor.

    Palestras Populares nos Estados Unidos, as palestras do TED, organização internacional que realiza curtas conferências com personalidades em diversas áreas do conhecimento, vão virar livro no Brasil. A editora Alaúde adquiriu os direitos de 12 títulos da série TED Books, "grandes o bastante para aprofundar as ideias, mas pequenos o suficiente para serem lidos numa sentada".

    Palestras 2 Os livros discorrem sobre temas variados como design, arquitetura, micróbios e exploração espacial. O primeiro, "O Filho do Terrorista", conta a história de Zak Ebrahim, filho do homem que ajudou a planejar o primeiro ataque ao World Trade Center, em 1993.

    Palestras 3 Outros títulos previstos são "A Matemática do Amor - Padrões e Provas na Busca pela Equação Definitiva", de Hannah Fry, e "O Futuro da Arquitetura em 100 Construções", de Marc Kushner.

    Aula Magna No próximo dia 30, antes de viajar para Paraty para a Flip, o dramaturgo David Hare dará uma aula magna para 150 convidados sobre dramaturgia e liberdade de expressão. Vai falar na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, sobre as relações entre arte, sociedade e política.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024