• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 12:24:19 -03
    Painel das Letras - Raquel Cozer

    Livro raríssimo de João Cabral de Melo Neto ganhará nova edição

    22/08/2015 02h00

    (MARCO RODRIGO ALMEIDA)

    Um livro raríssimo, praticamente desconhecido, de João Cabral de Melo Neto voltará a circular. "Aniki Bobó" foi lançado em 1958, com apenas 30 exemplares, pela editora artesanal O Gráfico Amador, e nunca mais foi reproduzido ou coligido em coletâneas do escritor pernambucano (1920-1999). A obra de apenas 12 páginas trazia um poema de João Cabral e ilustrações do designer gráfico Aloisio Magalhães (1927-1982), um dos fundadores do Gráfico Amador.

    Quase 60 anos depois, a Verso Brasil relançará a obra em dois formatos. A versão para colecionador irá reproduzir as características artesanais da edição original (papel canson, técnicas como serigrafia), numa edição limitada de 150 exemplares. O outro formato é uma edição comercial de grande tiragem (por volta de 2.000 exemplares), com análises de especialistas como Eucanaã Ferraz, entre outros. Os livros serão publicados em abril de 2016, marcando a inauguração do selo Aniki, voltado para poesia e artes gráficas. O selo também lançará no ano que vem "Há um Mar no Fundo de Cada Sonho", inédito do poeta Ramon Nunes Mello.

    Mergulho em Tolstói

    Rubens Figueiredo prepara uma nova tradução de "Infância, Adolescência e Juventude", misto de memória e ficção de Liev Tolstói. A parte sobre a infância foi o primeiro trabalho publicado pelo autor russo -saiu em folhetim em 1852. As demais partes são de 1854 e 1857.

    Divulgação
    Uma das primeiras fotos do Império Russo, produzida por Serguei Prokúdin-Górskii, presente na edição dos "Contos Completos" de Tolstói
    Uma das primeiras fotos do Império Russo, produzida por Serguei Prokúdin-Górskii, presente na edição dos "Contos Completos" de Tolstói

    "O Tolstói faz uma experiência com as formas narrativas consagradas, não respeita as definições. Parte das memórias para para alcançar um painel bem mais amplo da sociedade russa", diz Figueiredo.

    O livro sai ano que vem, pela Cosac Naify. A editora lança em setembro um mergulho ainda mais profundo do tradutor na obra do russo: os "Contos Completos" de Tolstói, com mais de 2.000 páginas em três volumes. A edição de luxo traz as primeiras fotos coloridas do Império Russo, produzidas por Serguei Prokúdin-Górskii.

    Príncipe de ouro

    "O Pequeno Príncipe" caiu em domínio público em 2015 e tornou-se uma mina de ouro para o mercado.

    No primeiro semestre deste ano, 58 versões do livro, nacionais ou estrangeiras, fiéis ou não ao original, foram comercializadas nas livrarias do Brasil.

    Juntas, venderam quase 159 mil exemplares (alta de 123% em relação ao primeiro semestre de 2014) e arrecadaram R$ 2,6 milhões (crescimento de 69%).

    Uma versão da editora Agir, com o texto integral do escritor Antoine de Saint-Exupéry e tradução de dom Marcos Barbosa, foi a campeã -63 mil cópias vendidas. Os dados são da empresa Nielsen BookScan.

    Campeões.com 1 A edição integral de "O Pequeno Príncipe" da Agir também foi o livro impresso mais vendido no site da Amazon nos últimos 12 meses. O livro de colorir "Jardim Secreto" (Sextante) e "Ansiedade" (Saraiva), de Augusto Cury, são o segundo e terceiro colocados.

    Campeões.com 2 A surpresa na lista dos dez mais, entre títulos de colorir, autoajuda, HQs e fantasias, é "O Capital no Século 21", do francês Thomas Piketty, em quinto lugar.

    Repaginados A Leya vai relançar os cinco volumes das "Crônicas de Gelo e Fogo", de George R. R. Martin, com novas capas e bonequinhos exclusivos. O projeto celebra os 4 milhões de livros vendidos pela série.

    Debates O Centro Universitário Maria Antonia retoma no dia 31/8 a série "Escrito em voz Alta", encontros mensais entre escritores. A primeira edição irá reunir Cadão Volpato e Vilma Arêas. O encontro, gratuito, começa às 20h.

    Os holandeses... Quatro escritores do Café Amsterdã, evento holandês que começa na quarta (26) em São Paulo, visitarão a Escola Municipal de Ensino Fundamental Campos Salles, na favela de Heliópolis,na quinta (27), às 14h.

    ...estão chegando A Hedra lança até o fim do ano dois romances clássicos do país: "Sobre Pessoas Velhas e Coisas que Passam..." (1906), de Louis Couperus, e "Uma Confissão Póstuma" (1894), de Marcellus Emants. Ambos traduzidos por Daniel Dago.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024