• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 14:40:19 -03
    Raquel Landim

    Manipulação eleitoral

    11/04/2014 09h14

    Na eleição de 1998, os petistas passaram a campanha acusando os tucanos de manipular o câmbio. Eles diziam que o Plano Real era uma farsa porque o câmbio fixo não ia se sustentar. Os tucanos negavam veementemente.

    Dois meses após iniciar o segundo mandato, o presidente Fernando Henrique Cardoso foi obrigado a fazer uma maxi desvalorização do real. FHC gastou capital político para aprovar a emenda da reeleição e não realizou o ajuste fiscal. Teve que pedir socorro ao FMI.

    A história se repete após 16 anos com petistas e tucanos em novos papeis. A oposição acusa o governo de manipular a inflação. A presidente Dilma, que tenta a reeleição, nega veementemente.

    O governo vem segurando, direta ou indiretamente, os preços sob seu controle: combustíveis, energia elétrica e transporte público. A consultoria PSR, comandada pelo respeitado Mário Veiga, calcula que só a energia elétrica terá que subir entre 12% e 19%.

    Mesmo com toda essa conta represada e com a Petrobras no limite por subsidiar a gasolina, o IPCA atingiu 6,15% no acumulado em 12 meses até março. Alguns analistas já acreditam que há riscos de a inflação ultrapassar 6,5%, o teto da meta, este ano. Se reeleita, qual será o patamar de inflação que Dilma vai ser obrigada a aceitar em 2015?

    Com menos pressão política após vencer a eleição, FHC corrigiu o rumo: aprovou a lei de responsabilidade fiscal, estabeleceu o superávit primário (economia para pagar juros) e aceitou o câmbio flutuante. Vamos torcer para que o próximo mandatário tenha o mesmo bom senso e corrija as distorções na inflação. Em economia não há almoço grátis. É lamentável o custo de manipulações eleitorais para o país.

    raquel landim

    Jornalista formada pela USP, escreve sobre economia e política às sextas-feiras.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024