• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 12:22:31 -03
    Raul Juste Lores

    Retrofit de investidores renasceu pioneiro flat na Santa Ifigênia

    13/08/2017 02h00

    Há mais de 70 anos, este art déco, que faria sombra aos congêneres baixinhos de Miami, abriga hóspedes no largo Santa Ifigênia. Seus contemporâneos há tempos foram demolidos ou viraram repartições públicas. Em plenos anos 1940, o pioneiro flat já oferecia pequenos apartamentos equipados, principalmente para fazendeiros do interior, a poucas quadras da Estação da Luz. Nos anos 1950, aproveitando as políticas de estímulos para a criação de hotéis (às vésperas dos 400 anos de São Paulo), surgiu ali o elegante Hotel Alvear, em reforma pilotada pelo arquiteto polonês Lucjan Korngold, sobre o projeto original de Enrico Brand e Archimedes Barros Pimentel.

    A cobertura, de 330 m² e com vista para o Martinelli e o Banespa, era a residência dos donos do edifício, o casal formado pela condessa francesa Germaine Lucie Burchard e pelo príncipe polonês Roman Sanguszko. O pai dela, Martinho Burchard, foi o loteador que criou o bairro de Higienópolis e deixou para a filha terras nos então pouco habitados Perdizes, Pinheiros, Água Branca e Sumaré.

    Décadas depois, já com o glamour apagado, o Alvear deu lugar ao Marian, que abrigava atacadistas que frequentavam a 25 de Março. O hotel fechou e um grupo de investidores, liderados pelo arquiteto Pierre Mermelstein, comprou o prédio em 2010. Depois de um retrofit, muitos apartamentos foram vendidos, mas uma dúzia deles hoje hospedam visitantes à cidade. E a cobertura virou o escritório do arquiteto Mermelstein, que zela pela nobreza do Germaine.

    *

    Edifício Germaine Burchard
    (1938-1942)
    Av. Cásper Líbero, 59

    raul juste lores

    É repórter especial. Já foi correspondente em Washington, Nova York, Pequim e Buenos Aires, e editor de 'Mercado'. Escreve aos domingos, a cada duas semanas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024