• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 06:15:22 -03
    Rede Social - Eliane Trindade

    Preso no Rio Grande do Sul bispo acusado de pedofilia

    DE SÃO PAULO

    09/12/2014 10h37

    Reprodução
    Bispo João Marcos Porto Maciel é detido pela policia em Caçapava do Sul (RS)
    Bispo João Marcos Porto Maciel é detido pela policia em Caçapava do Sul (RS)

    Foi preso hoje às 7h dom Marcos de Santa Helena, religioso acusado de pedofilia. Nesta manhã, o delegado Fabricio de Santis cumpriu mandado de prisão temporária contra o autodenominado bispo, João Marcos Porto Maciel, 74, que foi levado para a delegacia de Caçapava do Sul.

    "Ele não é um religioso, mas um criminoso. Veste-se de padre para praticar crimes há mais de 50 anos sem levantar suspeitas", diz o delegado. À frente da operação intitulada Silêncio dos Inocentes, desencadeada pela série de denúncias publicadas pela Folha, Santis ouviu oito vítimas do ex-padre, expulso da Igreja Católica em 2009 e que hoje dirige um mosteiro na cidade gaúcha.

    Marlene Bergamo - 20.jun.14/Folhapress
    João Marcos Maciel, acusado de cometer abusos sexuais
    João Marcos Maciel, acusado de cometer abusos sexuais

    Além dos depoimentos de Marcelo Ribeiro, 48, autor do livro "Sem Medo de Falar - Relato de uma Vítima de Pedofilia", e do violoncelista Alexandre Diel, 42, que vieram a público denunciar o religioso, o inquérito levantou outros casos, como o de um menor de 17 anos, que sofreu abuso aos 11 por dom Marcos. "Temos o caso também de uma vítima que relatou ter sido abusado em 1961, o que nos leva a crer que ele atua como pedófilo há mais de 50 anos impunemente", diz o delegado.

    No momento da prisão, os policiais recolheram também um menor que chegava ao mosteiro para ter aulas de flauta. Acompanhado de uma psicólogo, ele será ouvido no inquérito.

    Em entrevista à Folha, dom Marcos se declarou inocente e se disse vítima de perseguição. Sobre o fato de homens adultos acusá-lo publicamente de abuso, ele disse: "Isso é moda. Pedofilia dá status, eles estão querendo se equiparar à moda". E concluiu: "Pela quantidade de meninos que passaram pelas minhas mãos, uns 8.000, 10 mil meninos, acho que é muita pouca lambança isso aí. Tem um saldo muito bom. As denúncias é uma fichinha, em vista das coisas boas".

    Veja vídeo

    rede social

    por Eliane Trindade

    rede social

    É editora do Prêmio Empreendedor Social. Aqui, mostra personagens e fatos dos dois extremos da pirâmide social. Escreve às terças, a cada duas semanas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024