• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 17:13:10 -03
    Rede Social - Eliane Trindade

    Plano B de Lea T: rumo ao paraíso

    16/06/2015 02h00

    Uma foto sob um jato de luz com uma paisagem montanhosa de pano de fundo. É assim que Lea T aparece em Alto Paraíso (GO), em imagem postada no seu Instagram no domingo (14).

    "Gratidão Madre Terra", escreveu a modelo. Quatro hashtags resumem o clima do momento: #AltoParaiso #energia #força #nature.

    Na última semana, a modelo, que ganhou fama internacional em 2010 como primeira transexual a estrelar uma campanha da grife francesa Givenchy, voltou à cidade goiana para escolher o terreno no qual pretende construir sua nova casa.

    Uma dos rostos globais da marca americana de cosméticos Redken, a top é ícone fashion da recente campanha da brasileira Morena Rosa, ao lado de Costanza Pascolato e Valesca Popozuda.

    "Cada uma delas representa a força e a beleza de ser o que são", resume o conceito da coleção de verão: "Lea, eleita uma das 12 mulheres que mudaram a moda italiana; Valesca, que canta sobre o empoderamento feminino em muitas de suas letras; e Costanza, autoridade em estilo e símbolo de atitude, dentro e fora da moda".

    Um dia depois da festa de lançamento em São Paulo, a filha do ex-jogador Toninho Cerezo embarcou rumo a um novo capítulo em sua vida que terá como cenário do Brasil Central.

    "Eu encontrei um terreno e se Deus quiser eu vou ter o meu espaçozinho, né? Alto Paraíso é um lugar com uma energia muito forte", relata Lea sobre a cidade encravada na Chapada dos Veadeiros, point de místicos e também de "gypsetters", uma turma designada pela junção das palavras jet-setter e gypsy (cigano, em inglês).

    DE IBIZA PARA O CERRADO

    Vindos dos mais diferentes cantos do planeta, eles incluíram a cidade do interior goiano, a 250 km de Brasília, no circuito do qual fazem parte Ibiza, na Espanha, e Goa, na Índia.

    "Apesar de estar em outro hemisfério, Alto Paraíso tem também uma energia muito forte, a mesma que me levou para Ibiza", explica Lea. O município que é porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros recebe seus visitantes com um portal na forma de nave espacial.

    Cortada pelo paralelo 14, que também atravessa Machu Picchu, no Peru, Alto Paraíso fica sobre uma placa de quartzo de 4.000 m². Cercado por rochas e paredões, o lugar atrai místicos da Nova Era que acreditam na força dos cristais.

    Lea fala da semelhanças entre a região do cerrado brasileiro, que tem até aeroporto para óvnis (objetos voadores não identificados), com um dos destinos mais badalados do verão europeu, que pertence ao arquipélago das baleares.

    A modelo conta que morou na ilha espanhola por um ano e meio, onde ainda costuma passar temporadas.

    Ela leva Ibiza tatuada no corpo esguio que desperta curiosidade desde a cirurgia para troca de sexo em 2012. "Ibiza tá no meu coração, tenho o nome dela tatuado no braço. Sou devota da deusa fenícia Tanit, que protege a ilha."

    O lugar também é cercado de lendas e mitos, sendo apontada como habitat de sereias e ninfas. Assim como Alto Paraíso, também seria um ponto de aterrissagem de óvnis.

    Ibiza é sobretudo hoje a Meca da badalação, onde ricos e descolados batem ponto anualmente em busca de festas de música eletrônica e praias de águas cristalinas.

    A ilha tem outros apelos para Lea e sua turma. "A Ibiza que eu frequento é mar, contato com a natureza. Só que começou a ficar famosa e passou a atrair gente com muito dinheiro. Perdeu o foco."

    A modelo descreve a "sua Ibiza": "É aquela da Es Vedrà, a pedra mágica que sai do mar e é um dos pontos energéticos mais poderosos do planeta, tanto que os hippies iam pra lá. Era como Alto Paraíso, que tem muito a ver com essa Ibiza de antigamente".

    VIZINHA DE TEMPLO

    O futuro endereço da modelo também é cercado de misticismo. O terreno que mais agradou a Lea até o momento em Alto Paraíso fica ao lado do templo Gota, construído por um grupo dedicado à meditação.

    Além de se banhar no espetacular Vale da Lua, ela gosta de frequentar a loja Madre Terra, de sua amiga Dani. "Já tinha vindo aqui uma vez com essa minha grande amiga. Foi ela que me conectou com esse mundo e eu me apaixonei."

    Lea faz planos para um futuro próximo: "Quero ter uma casa de adobe e um lugar completamente ecológico para viver."

    Vai se juntar a uma leva de "forasteiros" que vem chegando a Alto Paraíso há alguns anos. Um deles é Sean de Souza, filho do embaixador da grife Valentino, Cacá de Souza, que vivia no circuito Roma, Londres, Nova York.

    O DJ que faz o som em festas na casa de Madonna hoje se dedica à permacultura no cerrado brasileiro.

    "Eu sempre fui uma pessoa ligada à natureza", emenda Lea. " Comecei a perceber que as pessoas da cidade meio que me olham atravessado, estranhando essa minha ligação."

    A top é vegetariana e adepta de meditação e ioga. "Comecei a encontrar uma galera que estava identificada com esse outro ritmo de vida mundo e muitos deles estão morando em Alto Paraíso."

    PAIS PREOCUPADOS

    A decisão de trocar a Europa, onde vive desde criança, pelo cerrado causou surpresa em família. "Meu pai ficou preocupado e mandou um homem da confiança dele conhecer a chapada para ver como é."

    Lea conta ao risos a reação paterna. "Ele deve ter pensado: 'Ela já é louca e ainda por cima vai parar no meio do mato'."

    Para acalmar os pais, Lea convidou a mãe para acompanhá-la nesta última viagem a Goiás. "Expliquei tudo para eles. Já tenho 33 anos, ganhei meu dinheirinho, pago minhas contas, mas gosto de dividir tudo com minha mãe. Ela merece."

    A top pretende trabalhar ainda como modelo, mas aposta também em um plano B profissional. "Vou continuar na moda, mas eu tô ficando véia", diz, gargalhando. E fala sério: "A carreira de modelo depois de uma certa idade já não rende tanto".

    Inspirada pelas montanhas do planalto central, ela ainda se coloca questões existências.

    "Você começa a se questionar e querer usar também o cérebro. É ótimo ser modelo, mas eu estudei artes e sempre fui muito criativa. Então, acho que chegou a hora de investir nesse lado meu, o que tem a ver com a decisão de mudar para Alto Paraíso."

    Busca o oposto das pressões do mundo fashion. "Estava cansada dessa concorrência na moda, de quem é a mais bonita, quem é a nova sensação, quem é a primeira? Para quê isso tudo?"

    E sinaliza qual é o seu conceito de felicidade para os anos vindouros. "Já vivi tudo isso e fui feliz, mas não é para sempre. Quero desenhar, fazer meus projetinhos. Se Deus quiser, vou conseguir resolver minha vida e ter minhas coisas."

    E encerra a conversa, sonhando com o que espera encontrar em Goiás: "Eu vou morar sozinha, cercada de bichos. Vou ligar para o Ibama e avisar que pode mandar para lá todo animal sem perna, cego, vaca, porco, o que for. Minha casa vai estar aberta também para os amigos. É só vir de coração aberto".

    rede social

    por Eliane Trindade

    rede social

    É editora do Prêmio Empreendedor Social. Aqui, mostra personagens e fatos dos dois extremos da pirâmide social. Escreve às terças, a cada duas semanas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024