• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 21:00:32 -03
    Reinaldo Figueiredo

    O poder da mente que mente

    18/10/2017 02h03

    Editoria de Arte/Folhapress

    Isso aconteceu naquele dia em que o mundo não acabou, o dia do eclipse. Cheguei em casa muito tarde, depois de fazer um som com uns amigos num barzinho. Tinha bebido muito vinho, sem comer nada, e cheguei cheio de fome. Peguei na geladeira umas sobras do almoço, taquei tudo numa frigideira e refoguei aquela misturada. Antes de tomar um banho e ir pra cama, achei que seria uma boa lavar a louça. A cozinha estava uma zona.

    Naquele dia e nos dias anteriores, tinha visto na internet muitos vídeos e entrevistas com médiuns, videntes e profetas falando sobre o eclipse, o fim do mundo, essa coisa toda. Acho que fiquei impressionado com esses assuntos porque, quando olhei para aquela louça suja, pensei que seria bom que eu tivesse poderes paranormais capazes de limpar tudo imediatamente, sem precisar encostar naquilo.

    Estava sozinho na cozinha, no meio da madrugada, e aí achei que não custava nada fazer uma tentativa. Olhei fixamente para a louça suja, encostei meus dedos nas têmporas, fazendo um enorme esforço de concentração, tentando canalizar uma grande quantidade de energia. Fiz isso durante alguns minutos e nada aconteceu.

    Continuei insistindo, aumentando o nível de concentração e direcionando para a louça suja um olhar cada vez mais intenso. Depois de mais uns cinco minutos, notei que uma das colheres começou a brilhar de um jeito diferente. Isso me deu um novo ânimo e fiz mais um esforço de concentração, aumentando a intensidade do olhar.

    Aí a colher começou a se mexer e, pouco a pouco, foi mudando de forma, se contorcendo, enrolando-se sobre si mesma, como um contorcionista. Animado com o resultado, continuei a emitir meu olhar intenso para a louça suja. Depois de mais alguns minutos, eu estava extenuado, mas a louça continuava suja. O máximo que consegui fazer foi entortar aquela colher.

    No dia seguinte, quase publiquei na internet a foto da colher. Esta seria a minha primeira contribuição ao mundo das notícias falsas. Sim, porque, na verdade, o que aconteceu foi que, quando eu estava limpando a cozinha, me distraí e deixei cair a colher no triturador de lixo da pia.

    reinaldo figueiredo

    Reinaldo Figueiredo é humorista e cartunista brasileiro, conhecido por integrar a equipe do 'Casseta & Planeta', na TV Globo. Escreve às quartas.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024