• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 10:57:08 -03
    Reinaldo Figueiredo

    Já disse que não estou a fim!

    15/11/2017 02h00

    Estou numa saia justa. Ainda não consegui dizer "não" ao pessoal da AALCRF (Associação dos Amigos e Leitores da Coluna do Reinaldo Figueiredo). Eles insistem na minha candidatura à Presidência no ano que vem e eu já não sei mais o que fazer. Afinal, eles são leitores fiéis que agora, para o meu espanto, também querem ser eleitores.

    Para tentar me explicar, compareci mais uma vez a uma reunião da entidade. Quando cheguei lá, já foram me mostrando o projeto do folheto que seria usado na campanha.

    Uma senhora simpática, a Dona Neusa, que é uma das fundadoras da associação, disse que tinha um sobrinho que sabia mexer com Photoshop e que ele tinha feito esse flyer, sem cobrar nada.

    Reinaldo Figueiredo/Folhapress

    Para começar, estranhei o fato de não ter o meu nome no folheto. Aí o presidente da entidade me explicou que o nome do candidato não poderia ser Reinaldo Figueiredo. "Ninguém conhece Reinaldo Figueiredo! Para o Brasil profundo, Reinaldo Figueiredo inexiste! E provavelmente os eleitores iriam confundir com Reinaldo Azevedo ou com o sambista Reinaldo, o Príncipe do Pagode. Tem que ser Devagar Franco!", ele disse. Antes que eu pudesse argumentar, ele já foi dizendo que política é assim mesmo, que o Luiz Inácio registrou o apelido "Lula", e que ninguém sabe o verdadeiro nome do Tiririca.

    Logo depois, a Dona Neusa, voltando a falar do folheto feito pelo seu sobrinho, disse que tinha ficado muito bonito e que ele tinha chupado a ideia do fundo em degradê do projeto de bandeira brasileira do Hans Donner. Eu comentei que não achava isso uma boa, mas ela disse: "Eles fazem isso sempre, não é considerado plágio, não é antiético, é apenas usar uma boa ideia como referência..." Aí eu expliquei: "A senhora não entendeu. Eu disse que não achava uma boa usar esse degradê. Não ficou legal.". E continuei: "Além do mais, já falei mais de mil vezes que não estou a fim de me candidatar. Será que dá pra entender? E para ser candidato eu tenho que ter um partido!"

    "Não tem problema", disse a Dona Neusa, "a gente faz um crowdfunding e compra um! Vai ter um monte de partidos em oferta na Black Friday..."

    Aí eu pensei: "Ai, meu caralho...que roubada!"

    reinaldo figueiredo

    Reinaldo Figueiredo é humorista e cartunista brasileiro, conhecido por integrar a equipe do 'Casseta & Planeta', na TV Globo. Escreve às quartas.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024