• Colunistas

    Saturday, 18-May-2024 03:18:27 -03
    Rita Siza

    Novos duelos em Espanha

    14/09/2013 03h00

    Gareth Bale, o jogador mais caro do mundo, senta-se hoje pela primeira vez no banco do Real Madrid - o clube da capital espanhola, que está acostumado a bater os seus próprios recordes de transferências milionárias, investiu 100 milhões de euros no futebolista galês de 24 anos, cuja saída do Tottenham, no segredo mais mal guardado da história, produziu uma das mais longas sagas midiáticas dos últimos tempos (de tal maneira que a estreia de hoje parece mais um epílogo do que o prólogo de uma nova narrativa).

    No entanto, a novela continuou na chegada a Madrid. A trama agora evoluiu com a aparição de uma nova personagem principal: o jogador que, até à contratação de Bale, tinha sido o mais caro do mundo, Cristiano Ronaldo. Como será o relacionamento - ou a dinâmica, como se diz para dar um ar mais técnico - entre Gareth Bale e Cristiano Ronaldo?, é a especulação do momento.

    Rios de tinta correram esta semana na tentativa de encontrar uma resposta para esse enigma: as opiniões dividem-se entre a) vai ser canja porque o estilo de jogo dos dois, apesar de semelhante, é complementar; b) vai ser dramático porque o estilo de jogo dos dois é idêntico e vão atrapalhar-se mutuamente; c) vai dar tensão porque os dois vão reclamar o direito a marcar livres; d) vai ser a dupla de contra-ataque mais perigosa da história do futebol mundial

    Cavalgando na onda de euforia com os seus populares jogadores, o Real Madrid distribuiu uma fotografia dos dois à chegada ao primeiro treino juntos. Se esquecermos o detalhe de que mais pareciam modelos a encaminhar-se para um show de moda ou para uma audição de boys-band, podemos vê-los sorridentes e relaxados, num cumprimento que qualquer exagerado da leitura "meta" poderá legitimamente interpretar como um civilizado braço-de-ferro.

    Apesar da emoção fora dos campos, foi um Verão parado para o novo craque madridista, que por causa de uma sucessão de problemas físicos, está afastado da competição desde Julho. Jogou meia hora pela sua selecção do País de Gales (que perdeu por 3-0 contra a Sérvia) na passada terça-feira, e foi óbvio que está longe da forma e rendimento máximo. Mesmo assim, deverá ter já direito aos seus primeiros minutos no universo dos galácticos, que têm vários dos seus titulares em risco por lesão - incluindo Ronaldo, que poderá nem jogar contra o Villareal (um clube que andou pela segunda liga na última temporada, mas está a fazer um arranque de época de sonho, com três jogos-três vitórias e os mesmos 9 pontos do Real Madrid).

    Teremos, por isso, de esperar mais tempo para perceber como serão os próximos capítulos. Eu estou confiante que será uma temporada de espectáculo de alto nível na liga espanhola. Como se já não bastasse a eternal rivalidade entre o Real Madrid e o Barcelona para animar as hostes, agora ainda temos de brinde o duelo Bale/Ronaldo vs Messi/Neymar. Os dois jogadores que reclamaram a exclusividade da discussão sobre o melhor jogador do mundo nos últimos anos, e os dois que vão disputar as atenção da mídia e das torcidas para afirmar o seu talento e deixar a sua marca - quem vai ganhar?

    rita siza

    Escreveu até dezembro de 2013

    É jornalista do diário português "Público", onde acompanha temas de política internacional, com ênfase na América Latina. Do futebol ao pebolim, comentou sobre diversos esportes, com particular atenção às Olimpíadas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024